Redes Wireless dominarão o mundo até 2011

Esta é a previsão do Gartner, segundo o portal Convergência Digital – Terra. As tecnologias para redes sem fio  WinMAX e 3G poderão dar lugar À LTE (Long Term Evolution, considerado a evolução do 3G) em 2011. O consultor da Gartner, King,  que participa da XVIII Conferência Anual Futuro da Tecnologia promovida pela instituição de pesquisas em SP tratou de fazer uma outra previsão, essa, sombria (para nós, usuários, é claro): o fim da internet ilimitada com custo fixo.

3G: Banda muito limitada

A limitação da banda e a alta demanda prevista para os próximos anos parece não dar outra alternativa para as operadoras…muita procura e pouca oferta, é a velha lei da economia em ação. Para minimizar isso, são necessárias novas tecnologias capazes de garantir a disponibilidade do serviço e quem sabe uma pressão menor sobre o aumento do custo para o consumidor?

A Revolução das redes 4G: A reposta para a demanda

LTE é a próxima geração de rede wireless que promete suportar a explosão de demanda prevista no futuro próximo para as redes wirelless, alem de suportar a migração para dispositivos móveis de aplicações para internet como VoIP, streaming de vídeo, vídeo conferência, jogos on-line, download de músicas, TV móvel e muitas outras. A WiMAX, protocolo tecnicamente semelhante, apesar de ainda estar na briga pela disputa o mercado, tende a perder espaço devido ao LTE ser uma evolução ao padrão GSM, e esse padrão ser largamente adotado por operadoras do mundo todo, permitindo assim reutilização  da infra-estrutura. Porém vislumbra-se grande utilização do padrão WiMAX em países emergentes, que ainda não tem uma infra-estrutura consolidada com redes 3G.

Independente dessa batalha entre as tecnologias LTE e WiMAX, quem tem a comemorar é o usuário, que deixará de somente ler email e mandar mensagens (em sua maioria) para ter um acesso a banda larga que lhe permita aproveitar o melhor da internet.

…Comemorar como usuário e como profissional de tecnologia também, por que não?

A demanda por profissionais especialistas em Wireless é natural para dar conta dessa demanda reprimida pelo alto custo atual da transmissao de dados e restrição de largura de banda…prepare-se para o futuro caso goste da área de infraestrutura…afinal, tecnologia não é nada sem profissionais competentes no controle, não é?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. hemilly
  2. Vinicius