O sujeito mais sem-noção no ambiente de trabalho é você?

sem-nocao

Quem já não trabalhou com aquele sujeito sem-noção, capaz dos comportamentos dos mais contrangedores?

Nós mesmos estamos sujeitos a agir como um sem-noção de vez em quando mas quando esse papel se torna recorrente… Por isso é importante atentar para dicas de especialistas em etiqueta corporativa sobre esse assunto e opiniões de colegas de trabalho também, por que não?

Veja algumas atitudes que caracterizam um comportamento sem-noção:

  • Comer na mesa de trabalho;
  • O sem-noção que faz encomendas para quem vai viajar;
  • Bancar o professor;
  • Usar camisa de time na segunda-feira;
  • Só falar de si próprio;
  • Não confirmar a presença em eventos;
  • Colocar convite de casamento, aniversário ou outro evento no quadro de avisos da empresa

Não se engane ao avaliar somente os tópicos acima, veja no artigo da Você/SA a descrição de cada um, que faz parte do livro “Sem Noção – 100 Lições Bem-Humoradas para Não Dar Vexame e Saber o que Fazer Quando Alguém Passar dos Limites“, escrito por Ligia Marques, especialista em etiqueta corporativa.

Ganhar um rótulo de mala, chato, ou outros semelhantes por comportamento inapropriado é algo que ninguém em sã consciência deseja para a própria carreira. Isolamento e sabotagem são algumas dos piores revides de quem está determinado a se livrar do sem-noção ao invés de auxiliá-lo através de um bom diálogo (o que seria o mais correto).

Aliás, alguns livros nesse sentido deveriam fazer parte de leitura obrigatória nas instituições de ensino, de forma a contribuírem com a formação dos futuros profissionais no mercado de trabalho. Os responsáveis pelas mais memoráveis pérolas são estagiários, será que nenhum responsável pela formação das grades de disciplinas e conteúdos referente a comportamento organizacional ainda percebeu essa deficiência de formação?  

Por essas e outras, na dúvida é bom não arriscar. “Perder o amigo ao invés de perder a piada” não cabe no ambiente de trabalho…

Veja mais detalhes no artigo da Você/SA.

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails