Lições do Google para você vencer em sua carreira profissional

Num documentário exibido ontem (19/08), pela Discovery Channel, foi apresentado o nascimento do Google, as barreiras encontradas pelos jovens empreendedores Larry Page e Sergey, que se conheceram em um curso de graduação da universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Através de um projeto despretencioso na universidade, vislumbraram a oportunidade de criar uma solução voltada para a busca  e organização das páginas da internet, já que sofreram na pele ao precisarem fazer esse tipo de busca manualmente para um de seus projetos na faculdade…Foi aí que tiveram uma boa idéia: criar um mecanismo de buscas realmente útil que facilitasse a vida dos usuários.

E como um empreendedor comum em início de carreira em qualquer canto do mundo, se via endividado e precisando de verba para tocar sua excelente idéia: Mas pensa que foi fácil?

As portas se fecharam à sua idéia no Vale do Silício pois os investidores não conseguiam entender como um simples mecanismo de busca poderia ser rentabilizado…

Foi um não pra cá, outro pra lá…e o não mais interessante foi o de um concorrente: deixaram de pagar a bagatela de 1 milhão de dólares (bagatela para uma marca hoje que ultrapassa os 86 bilhões de dólares) pela idéia que acreditavam muito simplista.

Quando tudo parecia perdido…

é aí que entra o papel do investidor de risco visionário, que pensa bem à frente do seu tempo, que investe em projeto “na planta” com a esperança de colher os louros no futuro.

O comentário desse investidor é que foi interessante: “nunca assinei um cheque tão rápido na minha vida…” . Isso é que é confiar em uma visão e não titubear…

 

Mas o Google precisava monetizar seu serviço para atrair investidores, porém sem perder a essência do serviço: busca de qualidade para os usuários.

Pra que reinventar a roda? (só não se esqueça de dar os créditos a quem é de direito)

Sua atitude? Copiou e Colou a idéia do criador do Overture, de propaganda por contexto e resolveu o problema! Claro que tomou um processo nas costas mas nada que um bom acordo não resolvesse.

Esse é o Google que conhecemos hoje. Em sua caminhada, posso destacar o FOCO na essência de seu produto…enquanto os concorrentes estavam preocupados em diversificar os serviços, com um mecanismo de busca pobre, o Google foi fiel à sua missão inicial.

Não ter medo de fazer diferente

Grande lição para nós, seja como empresa ou profissional. FOCO é uma das principais qualidades de um empreendimento de sucesso. O Google poderia fazer o que todo mundo estava fazendo, mas não. Se diferenciou da multidão, aí o resto todo mundo já sabe.

Fazendo um paralelo com sua carreira profissional:

  • Especialize-se e depois diversifique (profissional especialista-generalista)
  • Não tenha medo de receber um não. Se acredita em seu sonho, insista um pouco mais…
  • Tenha Foco. Saiba onde quer chegar e não deixe que a concorrência faça-o mudar seus planos, sem critério algum
  • Ser diferente pode fazer toda a diferença para o sucesso de sua carreira.

E você? o que mais tem chamado sua atenção na trajetória de sucesso meteórica do Google?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Vinicius