Carreira em Nanotecnologia: Pensar pequeno dá futuro!

Afinal, quais as perspectivas para a área de nanotecnologia? Como preparar sua carreira para as oportunidades do futuro próximo? Como o Brasil tem se desenvolvido e investido para ter seu reconhecimento na comunidade científica internacional especializada no assunto? a nanotecnologia veio para revolucionar definitivamente a forma de pensar e produzir tecnologia, abrindo portas antes inimagináveis…você está se preparando para isso?

Mas o que é nanotecnologia?

A nanotecnologia é um nome de grande abrangência, que esconde a convergência de várias ciências. Ela é formada pela nanociência, biotecnologia, tecnologia de informação, ciência cognitiva, entre outras. Juntas elas criam incríveis oportunidades para a melhoria da produtividade industrial e também da qualidade de vida dos seres humanos.

nanotubos de carbono

Nanotubos de carbono, o material mais resistente da natureza, 100 mil vezes mais fino do que um fio de cabelo

O objetivo da nanotecnologia, é o de criar novos materiais e desenvolver novos produtos e processos baseados na crescente capacidade da tecnologia moderna de ver e manipular átomos e moléculas.

Uma definição…

A nanotecnologia não possui uma definição simples dado sua abrangência. O melhor é partir da origem do termo: o prefixo grego nano quer dizer anão e se refere a uma medida, o nanometro, que equivale a um bilionésimo de metro É essa a escala de medida que se usa para medir átomos e moléculas. E é nessa escala que a tecnologia dos materiais, processos e produtos é desenvolvida, com dimensões críticas estão na faixa de 0,1 a 100 nanometros.

A inauguração do centro de Nanotecnologia da Unicamp (veja notícia no plantão Info ) vem mostrar o interesse do Brasil em fazer parte do seleto grupo de países que investem em pesquisas nessa área. O setor de microeletrônica continua em franca expansão no Brasil, sendo que um maior investimento na área de nanotecnologia é indispensável para tornar o Brasil competitivo internacionalmente (veja reportagem da ComputerWorld.com )

Veja o que foi discutido no 1º Simpósio Paulista de Nanotecnologia ocorrido em maio deste ano, além de informações sobre o desenvolvimento de projetos ousados como o de reaproveitamento da luz solar simulando o processo de fotossíntese das plantas.

E os investimentos no Brasil?

O ministro do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) informou que serão destinados 30 milhões de reais neste ano, com previsão de 150 milhões de reais para os próximos 3 anos, o que apesar de serem pequenos comparados as centenas de milhões de dólares injetados pelos países ricos nessa área, indica uma tendência de abertura de boas oportunidades de emprego no futuro.

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=5jqQxuVncmc]

O vídeo acima mostra o avanço das pesquisas no uso da nanotecnologia para tratamento de uma das doenças mais desafiadoras da humanidade: o câncer (por isso escolhi esse vídeo aqui, dado a importância dessa conquista para o mundo). Apresenta a viagem da medicação pelo corpo humano até chegar às células enfermas, sem trazer os tão temidos efeitos colaterais das rádio e quimio ministradas atualmente.

Como seguir uma carreira voltada para a Nanotecnologia?

Que tal redirecionar sua carreira?

Que tal redirecionar sua carreira?

Veja a entrevista conduzida pela jornalista Renata de Gáspari, free-lancer do jornal Folha de São Paulo com o professor Oswaldo Luiz Alves, Coordenador do LQES – Laboratório de Química do Estado Sólido, da Unicamp, que comenta com autoridade sobre os desafios das universidades quanto a adaptação de suas grades disciplinares com a introdução da Nanotecnologia, o perfil dos futuros profissionais da área e perspecitvas de oportunidades de carreira para os próximos anos.

Mais um recurso pra você: acesse agora os vídeos em português da apresentação da nanotecnologia, avanços e suas implicações na sociedade, visite o site da Renanosoma – rede de pesquisa em Nanotecnologia

Prepare-se para embarcar no mundo nano. Vamos apresentar no próximo artigo uma sequência de aplicações e descobertas em nanotecnologia que o deixará boquiaberto, assim deixaremos você por dentro do assunto e lhe daremos bases para um novo direcionamento de sua carreira, não perca!

atualizado: veja como a Nokia vê o futuro

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Bruna
  2. Vinicius