Por que comemorar o dia do profissional de informática

Hoje, 19 de Outubro, é o dia do Profissional de Informática. Isso mesmo, não é dia somente do DBA, do analista de sistemas, administrador de redes, consultor de implantação, programador, analista de suporte ou qualquer outra profissão, seja ele (ou ela) estagiário, júnior, pleno, sênior, consultor especialista, arquiteto, free-lancer, Celetista, …mas de todos aqueles que ganham a vida (ou parte dela, que seja) nessa área tão dinâmica e fascinante.

Tudo bem que este dia comemorativo  está longe de merecer que seus familiares vão às compras, lotem shoppings pelo Brasil em busca do tão esperado dia de se dar um presente a você, grande guerreiro, herói, um profissional de informática…

Herói sim, por que não? Acha que estou exagerando com essa estória?

Então veja: quem tem que ficar aguentando amigos, sobrinhos, todo mundo te pentelhando para que você explique como se programa coisas como a nova cafeteira ZYB-N1 daquela famosa marca? Sim, eu e você e ainda temos que aturar a cara de espanto desse pessoal quando você fala que nunca nem ouviu falar que isso existia…

“Mas você não trabalha com computação???” segue infeliz e óbvia pergunta…Tão ou mais difícil ainda é ter que explicar o porque de você não conhecer aquilo, e que não tem nada a ver com sua área, etc e tal.

Aí você vai dizer que toda área tem disso, mas lhe digo que não da para comparar: Praticamente todas as profissões não relacionadas a TI tem a informática como ferramenta essencial para o exercício de suas atribuições, portanto qual a chance de você chegar numa festa e não encontrar alguém que tenha uma dúvida com relação a informática e que esteja louco para lhe pedir aquela consultoria free?

Apesar de tudo, fique feliz, não apenas porque espera um presente de alguém que lembrou desse dia e o julgue merecedor (parabéns duas vezes, uma por ser seu dia e outra por ser uma grande exceção!) , mas porque você está na área de infinitas possibilidades, carreiras, liberdade de trabalhar de onde quiser, uma flexibilidade sem precedentes na história da humanidade, desde a época em que trabalho e o homem foram devidamente apresentados.

Você atua numa área que deixou de ser mais que um simlples departamento dentro de uma empresa (que almeje ao menos sobreviver no mercado) e que assumiu um papel estratégico nos mais inusitados ramos de atividades.

Você é alguém que pode ganhar muito mais (em termos salariais) que um engenheiro que ainda tem que pagar para manter seu CREA, um dentista ou médico com seus anos de estudo e 3 turnos de trabalho…

Outra coisa, existe alguma área além da TI em que é possível ir trabalhar  em qualquer outra parte do mundo sem haver grandes problemas de adaptação por conta de legislações e outras burocracias locais?

Esses são alguns motivos para você “profissional de TI”, refletir neste dia, considerar-se um privilegiado por trabalhar com TI e por que não,  repensar os limites que tem estabelecido para si mesmo, para seu desenvolvimento profissional. Talves sejam muito modestos, não?

Mais uma vez, parabéns, por que eu e você de fato merecemos! 🙂

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Leandro
  2. keyllah