4 dicas para fugir das fofocas no ambiente de trabalho

fofoca_no_trabalhoTodo mundo diz que as pessoas no ambiente de trabalho formam uma família. E não dá para discordar muito, afinal, passamos mais tempo na empresa do que dormimos ou passamos com nossos familiares.

Mas como em toda família, sempre tem aqueles que conturbam o ambiente, independente do motivo que os levam a isso. São aqueles que  adoram uma fofoca, especular sobre da vida alheia.

E isto é um perigo para o desenvolvimento de sua carreira profissional, para a convivência no ambiente de trabalho e entre as equipes, e a consequência pode ser pior ainda para os negócios, se a empresa ignorar seus efeitos.

O que infelizmente ocorre com certa frequência, com muitos líderes fazendo vista grossa, ou achando que o simples fato de ignorá-las fará com que cesse o falatório, o que raramente ocorre.

Nesse caso você tem que agir e não ficar esperando passivamente pelos outros se percebeu que caiu em uma equipe/empresa onde a fofoca rola solta.

Aqui vão 4 regras básicas de como lidar um esse tipo de gente, tão comum em qualquer ambiente social:

1 – Identifique o fofoqueiro

No ambiente de trabalho, nas conversinhas de corredor é possível perceber em pouco tempo aquelas pessoas que gostam de falar pelos cotovelos, que curtem uma especulação da vida dos outros. Tudo ele acha, deduz e já sai espalhando para quem queira ouvir. Preste atenção para não ser seduzido por sua fácil conversa.

2 – Evite fazer parte de seu grupo

Identificado o “elemento”, seja o mais profissional possivel com ele. Se você percebeu que ele é um fofoqueiro, possivelmente outros também o reconheceram assim. Daí a importância de não andar com pessoas desse tipo, pois mesmo que não compartilhe de suas fococas, será tachado igualmente como ele. É a velha máxima “diga-me com quem andas e lhe direi quem és”.

3 – Fofoca sobre você? confronte o fofoqueiro

Mesmo que você siga as regras básicas acima, ainda assim pode ser alvo do veneno do fofoqueiro. Aí não tem jeito, a saída é confrontá-lo de forma madura e adulta, envolver as pessoas que tiveram conhecimento das invenções do fofoqueiro e que podem estar sendo influenciadas por essas mentiras e assim tirar tudo a limpo.

4 – E se tudo isso não funcionar?

Calma, “pegar o cara na saída” não vai ajudar…Se não der certo não exite em levar o assunto aos superiores para que tomem as devidas providências. E não espere muito para isso, porque fococa espalha mais rápido que a gripe suína. Não deixe que informações distorcidas ou completamente irreais sobre você cheguem aos ouvidos superiores e seja “queimado” por algo que não fez ou não tenha relação com seu trabalho.

Veja também este vídeo com Max Gehringer, especialista em carreira, que trata da fofoca no ambiente de trabalho. Apresenta outras dicas preciosas e de forma bem humorada no quadro do Fantático:

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=4wpvfhZ3Z9k]

E você já lidou com alguma situação estressante nesse sentido? Tomou a atitude correta em relação à fofoca? Deixe seu comentário!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

16 Comentários

  1. Vinicius
  2. Vinicius
  3. elcio nunes
  4. Vinicius
  5. Arthur
  6. ERIS DIAS
  7. Pri
  8. Andréa Moraes
  9. Kátia
  10. Vinicius
  11. Patricia
  12. Vinicius

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais