Certificação com preços mais altos, agora é o momento?

Certificar-se exige muito preparo e experiência, principalmente com as mudanças nas formas de elaboração dos exames que contemplam cases de situações cotidianas na vida do profissional experiente, fazendo com que não sejam tão triviais como já foram, quando pessoas sem nunca ter  contato com a interface da ferramenta eram certificadas. Mas se isso não bastasse, se você planeja tirar sua certificação no próximo ano (ou neste ainda), os outros desafios são o aumento do preço dos exames e algumas mudanças em algumas carreiras de certificação…

CISCO

Se você quiser tirar sua certificação CCNA, vai ter que desembolsar 100 dólares a mais: o exame passou a custar 250 dólares.

Oracle

A Oracle também não deixou por menos: para certificar-se em banco de dados no nível inicial (OCA), é necessário agora fazer um exame de nível introdutório além do tradicional para essa certificação. Resultado? se quiser se tornar um OCA vai ter que desembolsar  mais 125 dólares a mais, ou seja, um aumento de 100%.

Microsoft

A Microsoft, por enquanto, segue na contra-mão, já que continua com a promoção “Segunda Chance”, que lhe dá oportunidade de fazer o exame pela segunda vez sem nenhum custo adicional (veja nosso patrocinador ao lado), caso seja reprovado na primeira. Porém, não se engane com essa facilidade. O grau de dificuldade dos exames da Microsoft vêm aumentando nos últimos anos, de forma que quem nunca trabalhou com a ferramenta está tendo cada vez mais dificuldades de passar no teste.

O aumento, traduzindo para nossa moeda, é considerável e o que é pior, não há esperança de o dólar cair no curto prazo…o negócio é analisar bem a situação e ver se é viável certificar-se agora ou fazer aquele upgrade que você estava programando. Para quem já está empregado, talvez abrir mão do canudo por enquanto, pode ser uma boa idéia, embora possa continuar se preparando e já mostrando seus conhecimentos e aplicando-os em sua empresa. Afinal, quando você já está lá dentro, o que vale mesmo é o que você sabe.

Agora, se você está fora do mercado e pode investir na certificação, mesmo com a situação atual, aconselho a isso, pois nos processos de seleção, em caso de aprovação, provavelmente pedirão uma comprovação de sua credencial, principalmente se você não a tiver, lembrando a sábia Lei de Murph…

E você, está planejando seu upgrade na carreira para o próximo ano?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *