Agora você pode ser certificado pela CISCO em Telepresença

telepresenca_cisco_certificacao

A tecnologia de Telepresença cresce a todo o vapor e prova disso é o lançamento de duas certificações específicas no mercado de TI criadas pela CISCO. A tomada de decisão da CISCO em lançar este novo programa de certificações tem bons motivos financeiros:
O mercado de telepresença deve alcançar 4.7 bilhões de dólares em lucros até 2014, segundo a consultoria Frost & Sullivan (via CertMag). Além do mais, segundo informações do “Cisco Visual Networking Index: Forecast and Methodology, 2008-2013”, de todo o tráfego de dados na internet hoje, 1/3 é vídeo, e em 2013 a soma de todos os formatos de vídeo alcançarão mais de 91% de todo o tráfego na internet!

A tecnologia não é nova, porém a certificação vem em um momento em que a própria CISCO não tem dado conta da demanda e para garantir a expansão dos negócios vê o momento como ideal para certificar parceiros e profissionais.

O anúncio da extensão de seus programas de certificações da CISCO em resposta ao aumento da demanda por essa tecnologia ocorreu na última semana, e receberão as seguintes nomenclaturas:

  • Cisco TelePresence Solutions Specialist
  • Cisco TelePresence Installations Specialist

A previsão de liberação de agendamento dos exames é que se inicie em janeiro de 2010. A certificação CCNA é pré-requisito para quem deseja alcançar a certificação em Cisco TelePresence Solutions Specialist, o que não é exigido pela segunda.

Os benefícios práticos da aplicação dessa tecnologia são muitos e englobam os mais variados ramos de atividade: redução de custos com viagens de negócios, tomadas de decisão mais rápidas devido a economia de tempo com deslocamentos e até questões de segurança como em sistemas prisionais, por exemplo, evitando os custos com escolta de presos, que poderiam ser julgados via telepresença. Isso só para citar alguns…

Esse tipo de tecnologia tem tudo para dar certo nesse mundo cada vez mais caótico em que vivemos, onde se deslocar de um lado para outro está se tornando cada vez mais uma tarefa estressante, perigosa e custosa para empresas e até indivíduos. Uma necessidade bem explorada por grandes players do setor de Tecnologia e que com certeza vai ajudar a expandir um pouco mais o mercado para os profissionais de TI. É o que esperamos!

(A divulgação das certificações foi feita pela CertMag, em inglês)

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails