Pesquisa:Boa aparência é requisito importante na seleção

boa_aparencia

O quanto você se preocupa com a boa aparência no ambiente de trabalho? Uma recente pesquisa com mais de 500 profissionais das áreas de recursos humanos mostra que 90% deles consideram o visual de um candidato a uma vaga de emprego o principal aspecto para formar uma primeira opinião.

Segundo ao artigo do canal CIO da Uol…

A percepção de muitos executivos de que a aparência não é algo essencial para o sucesso na carreira foi contestada por um estudo global realizado pela consultoria norte-america Harris Interactive. Para o levantamento foram ouvidos 514 diretores da área de recursos humanos de grandes corporações e boa parte deles disse que analisa a forma como o profissional se comporta e a roupa com a qual ele está vestido durante um processo de seleção para a vaga de um alto executivo.

Já houve muita discussão por aí, processos rolando por conta de discriminação nesse  sentido, por pessoas que se sentiram ofendidas. Embora expurgado dos anúncios de emprego, o procedimento continua valendo na prática.  Ou alguém ainda dúvida?

Embora haja a máxima de que o importante é  conteúdo, vale lembrar que psicólogos e outros estudiosos do comportamento humano já constataram a importante relação de nossa aparência com nossos hábitos e modos de agir e interagir.

Acredito que isso é algo em que pouco podemos fazer  para mudar a respeito. Se você trabalha num lugar – ou mesmo em um setor específico com suas peculiaridades – onde todo mundo anda engravatado, não adianta querer remar contra a maré, aparecer “desalinhado”, sob o risco de ser discriminado, taxado de relaxado e por aí vai.

O pior é que poucos tem coragem de falar o porque da diferença no tratamento quando o assunto é aparência, o que não ajuda em nada ao colega, vítima de preconceito.

Por isso tudo boa aparência não é simplesmente uma questão de evitar se queimar com os colegas, clientes e o chefe, mas de se tirar o máximo proveito de forma positiva, fazendo transparecer à primeira vista aquilo comumente chamado de “postura profissional”.

É mais uma pitada de marketing pessoal que faz sua diferença, guardadas as devidas proporções!

Você consegue definir com precisão o que é boa aparência? O que é vestir-se bem?

Se vestir-se bem é relativo, então podemos concluir com segurança que vestir-se bem é vestir-se conforme o ambiente onde estamos inseridos. Nada de novo, certo?

O que você acha da importância dada a aparência hoje em dia? Já se sentiu deslocado no trabalho por conta disso?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. BestNoki
  2. Rafael
  3. Gabriel
  4. Vinicius