6 áreas de TI entre 20 áreas à prova de recessão

Todos nós sabemos que os EUA não estão passando por um bom momento ultimamente quando o assunto é economia. Conforme noticiado pela ComputerWorld.com, a empresa de recolocação on-line , jobFox (do mesmo fundador de CareerBuilder.com), emitiu um relatório, o qual é mensal, contendo uma lista de 20 áreas consideradas à prova de recessão, sendo que dessas 20 áreas, 6 pertencem à área de TI. São elas, seguidas de numeração que indica sua posição na lista:

  • Design de Software/Desenvolvimento (No. 4)
  • Redes/Administradores de sistemas (No. 10)
  • Administrador de Banco de dados (No. 18)
  • Analista de implementação de software (No. 19)
  • Testes/garantia de qualidade de software (No. 20).

Tudo bem, talvez você vai dizer: “Mas estamos no Brasil, e não pretendo sair daqui, o que essa notícia tem a ver comigo?”. Respondo:

Apesar da turbulência econômica vivida pelos EUA nos últimos anos, é sabido (e estamos carecas de saber, a bem da verdade…), que esse país desenvolvido está na crista da onda há muito tempo em termos de pesquisa, investimentos e desenvolvimento tecnológico e que estamos a alguns anos atrás (com uma pitada de eufemismo) de distância nessa corrida. E vivemos muito dessa situação no dia-a-dia, quando pagamos um valor por produtos importados muito além do que pagaríamos se comprássemos diretamente nos EUA, e o problema não está “só” na tributação:

O fato de aquele produto tecnológico que você tanto sonha já ser obsoleto, coisa comum por aquelas terras tem muito a ver com a diferença de preço lá e cá.

E o que isso tem a ver com as áreas de TI acima? Ah sim, voltando ao assunto acima e seguindo a lógica, que é inevitável para nós, seres digitalizados no sangue, podemos chegar a mesma conclusão dos eletrônicos: se essas áreas da TI são importantes por lá hoje, significa que teremos boa demanda para essas também por aqui nos próximos anos, afinal:

Quando o assunto é Tecnologia, o que está acabando por lá, geralmente aqui mal está começando…

Ou seja: o presente lá é tendência aqui!

Portanto, se você está em alguma dessas áreas, profissionalize-se mais, busque se diferenciar, porque o negócio por aqui vai esquentar mais um pouco…

Então, quando você ouvir que vão acabar com as profissões da área de TI por aquelas bandas, calma, não se desespere, pois se esse será o futuro por lá daqui a 10 anos, o futuro por aqui terá ainda muito futuro pela frente, redundância á parte!

E você, acredita nessa estória de extinção das profissões em TI? Você acredita numa transformação mais rápida das profissões da área de TI aqui no Brasil? comente!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Trackback: Carreira - Teste de Software « QualidadeBR 7 de setembro de 2008
  2. Wanderson sampaio
  3. Eduardo
  4. Vinicius
  5. eliseutec