Carreira: Analista de Testes com reconhecimento mundial

Não é tão simples quanto parece...
Não é tão simples quanto parece…

Há alguns anos, quando um estagiário conseguia seu primeiro emprego em uma empresa com foco em desenvolvimento de software, geralmente ele iniciava na área de testes e qualidade, em parte devido ao ganho de familiaridade com o produto, suas funcionalidades e modo de operação, configuração e instalação no ambiente, atividades que não exigem manipulação do código da aplicação. Em contra-partida isso revelava também a pouca importância na qualidade do produto para o usuário final, uma vez que essas pessoas eram inexperientes. Acreditava-se também que a responsabilidade pela qualidade do produto era toda do programador.

Esse processo ainda ocorre em muitas micro e pequenas empresas, porém as empresas de médio e grande porte mudaram já ha alguns anos esse conceito, cedendo a pressão do consumidor final que se torna cada vez mais exigente quanto a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, e já não considera mais o preço um ítem não tão relevante nessa escolha. O profissionalismo passou a fazer parte definitiva dos departamentos de QA, fazendo-se então uso de mão de obra altamente qualificada para a área. Hoje, existem engenheiros de teste de software, muitas certificações específicas para a área, inclusive de nível internacional.

Algumas qualidades exigidas dos Engenheiros/Analistas de Testes são, além do conhecimento técnico das metodologias vigentes de teste:

  • Capacidade de Análise de Processos;
  • Facilidade de documentaçao;
  • Facilidade de comunicação entre vários departamentos/níveis hierárquicos

Uma matéria publicada na TIInside fala um pouco sobre o mercado em termos de oportunidades e certificações na área. Aproveite e acesse a página onde estudar para mais informações sobre os sites das entidades especialistas no assunto.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails