Candidato Super Qualificado: Veja Como Driblar a Rejeição e Conquistar o Emprego

A super qualificação  do candidato a uma vaga de emprego é um dos problemas que faz com que muitos candidato seja rejeitados com aquela frase padrão que todo mundo detesta ouvir: “infelizmente seu currículo não está dentro do perfil da vaga, mas guardaremos seu currículo em nosso banco de dados para futuras oportunidades”.

Principalmente em tempos de dura recessão com forte impacto negativo no mercado de trabalho como os dias que vivemos hoje, isto se torna ainda mais acentuado, uma vez que muitas empresas  acabam priorizando a demissão de dos profissionais mais remunerados e experientes, deixando o trabalho para os mais baratos.

Não quero entrar aqui no mérito do impacto na qualidade do trabalho que isso pode gerar, mas sim atentar para o impacto dessa atitude no mercado de trabalho como um todo: É possivel constatar um mercado cada vez mais inflado de profissionais de nível sênior e gerenciais (coordenadores, supervisores, etc).

No LinkedIn canso de ver testemunhos de profissionais desses níveis de senioridade desempregados por meses e mesmo mais de um ano. Se você está nesse grupo que sofreu as consequências diretas da crise econômica pagando com seu emprego e ainda continua desempregado, então tem algumas ações cruciais que você deve tomar para poder voltar pro jogo o mais rápido possível:

  • Reestruturação do seu Currículo
  • Adequação da apresentação sobre sua trajetória profissional durante a entrevista
  • Matar as principais objeções do empregador que se depara com um candidato super qualificado:
    • Por que você está procurando uma posição tão diferente da que você atuava recentemente
    • Você poderá ficar desmotivado logo aqui e começar a procurar outro emprego
    • Você só quer um emprego quebra-galho até arrumar outro, podendo me deixar na mão a qualquer momento
  • Você pode querer roubar meu emprego ja que parece mais preparado do que eu

Essas objeções, embora não sejam expostas tão explicitamente na entrevista, saiba que elas existem e são muito fortes. É natural que mesmo os recrutadores tenham receio de falar abertamente sobre elas com os candidatos, então é seu trabalho de responder a essas objeções de modo a confortá-los de que você não estará lá pra dar problemas como esses, mas pra adicionar valor a equipe.

Há algum tempo atrás eu escrevi o artigo abaixo (que segue bastante atual por sinal) onde detalhei mais estas questões acima. É tempo de você sacudir a poeira, levantar a cabeça, arregaçar as mangas e mãos a obra.

O primeiro item (Reestruturação do seu Currículo) é o principal responsável para abrir as portas para uma entrevista; os demais items por sua vez tratam da entrevista em si, então complete uma passo de cada vez, e verá como suas chances de conquistar o tão esperado novo emprego vão aumentar.

Candidato Super-Qualificado: Duas dicas de Ouro para Conquistar a Vaga de Emprego

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *