Ah, Canada…belas paisagens, povo educado, acolhedor, economia de primeiro mundo… Tive o prazer de conhecer um pouco de suas belas terras na minhas recentes férias neste ano, e foi inevitável não se apaixonar por aquele lugar. E diferentemente dos Estados Unidos, mergulhados numa recessão econômica que parece não ter fim, onde os estrangeiros são tratados como invasores, ladrões de empregos, país já bastante populado, no Canadá ocorre justamente o contrário. Para começar, é o segundo maior país do mundo em extensão, e contrastando com essa magnitude é a quantidade de habitantes: apenas cerca de 33 milhões, ou seja, população menor que a do estado de São Paulo, que já passa de 4o milhões de habitantes.
Ou seja, sobra espaço e falta gente naquele lugar. O envelhecimento da população é outro fator importante que tem levado o governo canadense a incentivar a imigração. Veja no link do Globo um vídeo sobre o assunto.
Curso Sugerido:
Curso InglesAgora | Sistema Fale Inglês Como Nativo
Segundo o site TiInside, profissionais com diploma superior em Tecnologia da Informação encontram promissoras perspectivas de trabalho em Québec (Canadá). O setor é considerado estratégico no mercado de trabalho local, com remuneração anual em torno de US$ 64 mil. Veja mais abaixo, trecho do artigo da TIInside:
O programa de imigração de Québec procura trabalhadores qualificados e o processo de seleção tem duração média de um ano. Os critérios incluem diploma na área, experiência profissional, idade preferencialmente até 35 anos, conhecimento de francês (idioma oficial do Québec) ou disposição em aprendê-lo. Aqueles que já possuem família – cônjuge e filhos – são especialmente bem-vindos.
A área de Tecnologia da Informação no Québec experimenta um processo de expansão e busca renovar e ampliar a mão-de-obra qualificada. É possível encontrar vagas para pesquisa ou para desenvolver e implementar projetos, em empresas de consultoria. As jornadas de trabalho são, em média, de 40 horas semanais, dependendo da empresa contratante.
O imigrante tem todos os direitos de um cidadão canadense, como assistência médico-hospitalar, previdenciária, além de outros benefícios extensivos a familiares (esposa e filhos). O programa não garante emprego, mas o governo ajuda o imigrante na busca por uma colocação no mercado de trabalho.
“Auxiliamos no ingresso ao mercado de trabalho tanto via elaboração de currículos e de cartas de apresentações, como também com o repasse de anúncios de vagas. Se necessário, há ainda aulas gratuitas para aperfeiçoamento do francês“, destaca Soraia Tandel, diretora do Escritório de Imigração do Québec em São Paulo.
Ainda no Brasil, após ser aceito no processo de seleção, o candidato pode ser reembolsado em até CA$ 1.500 (aproximadamente R$ 2.500), referentes aos gastos com o aprendizado do francês em Alianças Francesas parceiras de todo Brasil ou no Senac de São Paulo. Todos os selecionados saem do Brasil com o Visto de Residente Permanente, que permite morar e trabalhar legalmente no Canadá. Após três anos de residência, pode-se solicitar cidadania canadense e então obter passaporte.
Ironicamente, para os defensores da regulamentação da área de TI, a vantagem é que esta área não é regulamentada também no Canadá, o que facilita bastante a aceitação do profissional de TI no mercado canadense sem ter que estudar até alguns anos a mais no caso de algumas profissões regulamentadas. O que manda mesmo é o currículo e uma formação oficial na área, compatível com o diploma de nível superior no Canadá.
E aí, se animou?
No site do SENAC você poderá ver as datas de palestras gratuitas sobre a imigração para a província de Quebec, no Canadá, bastante informativa. Quanto a oportunidades de empregos na área de TI, vocÊ pode começar acessando o site emploiquebec. Os trechos em destaque deste artigo são de publicação da TiInside.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Profissional de TI: Que tal Imigrar para o Canadá com Emprego Garantido?
- Canadá Busca 250 Profissionais de TI – Pode ser sua Chance!
- Restrições dos EUA a Imigrantes Ajudam o Canadá a se tornar Hub de TI
- Aprenda Francês de Forma Rápida e Objetiva para Imigrar para o Canadá
- Comunidade no Facebook: Imigração TI Canadá
- Pedido de Visto de Trabalho Agora é Possível sendo Visitante no Canadá
- Imigração a Jato para o Canadá: Passo a Passo Rumo a Sua Conquista do Primeiro Mundo – Parte 1
Edson Soares
Que bacana. Há um bom tempo venho vendo artigos e textos falando de boas oportunidades lá.
Como foram suas férias? as pessoas são acolhedoras?
Faz tempo que tenho pensando nisso…
Obrigado pela dica 😉
Kê
Com certeza Canadá é um destino maravilhoso para qualquer estudante. O país está precisando de profissionais em diversas áreas, inclusive TI.Uma pena que só é possivel ir pra Quebec tendo os dois idiomas, e confesso francês não é meu forte.
Tenho um colega de faculdade que voltou de lá recentemente,e só ouvi elogios deste país.
Vinicius
Olá Edson, como vai? Graças a Deus correu tudo bem, as férias foram muito boas, achei o pessoal acolhedor, e lá há uma situação diferente de outros países desenvolvidos, pois a maioriado povo descende de imigrantes. Sem dúvida uma terra de muitas oportunidades, especialmente para nossa área de TI. Um amigo meu, programador, chegou lá e não ficou nem um mês desempregado e não pensa em voltar mais…
A única coisa que dificulta mais a meu ver é a falta da família, de resto tira-se de letra.
Vinicius
Olá Kê, qto ao idioma, o francês realmente é necessário, mas há muito apoio do governo canadense para que o imigrante chegue a um nível razoavel de fluência no idioma, e se a pessoa tem inglês fluente, para a área de TI muitas empresas acabam relevando as dificuldades com o francês. O teste para imigração qto ao francês é básico.
Airton lucas
Oi! Gostaria de saber se os cursos superiores Tecnólogos, são bem vistos no Canadá.
Ou até mesmo pelo nosso mercado, qual seria a melhor escolha, Ciencias da computação ou Analise e Desenvolvimento de Sistemas?
Obrigado pela atenção.
Vinicius
@Airton lucas, a carreira de analista de sistemas está na lista de alta demanda de empregos no Canadá, feita pelo Ministério do Trabalho de lá. Aqui também sobram vagas e eu apostaria mais nela.
O importante é nível superior, não se preocupe muito com diploma de bacharelado, o mercado quer gente preparada e o tecnólogo tem mais chances de atender esse perfil exigido, ok?
abs!
Quero ir pro canadá
Mas tem que saber francês? Tipo se eu só souber inglês (tenho conhecimento avançado), tem como ir pra lá e aprender o francês ENQUANTO estiver lá? Fazendo curso e talz.
Vinicius
@Quero ir pro canadá, sim, tem que saber francês, requisito básico. Porém, o idioma é muito parecido com o nosso, então fica menos difícil sua assimiliação, pelo menos no nível exigido para o mundo corporativo…
Airton Lucas
Vinicius,
Pretendo, depois da faculdade de Analise e desenvolvimento de sistemas, fazer uma pós em Engenharia de software. Seria melhor fazer essa pós graduação lá no canada?
Quanto tempo de experiencia é necessário aqui para competir bem no mercado lá?
Area de engenharia de software tem chances em Montreal, Vancouver além de Quebec?
Vinicius
@Airton Lucas, essa área é seguramente um das mais demandadas dentro da TI no Canadá e uma especialização lá daria melhores condiçoes para assumir melhores oportunidades.
Qto a experiencia, é preciso alguns anos mergulhados na profissão para garimpar um emprego de forma mais fácil lá, mas claro, essa não é uma regra, ok?
Airton Lucas
Vinicius!
Como está a nova vida ai na terra dos meus sonhos? haha
Quantas duvidas eu tenho para compartilhar com você.
Estou iniciando na carreira de TI.
Atualmente estou trabalhando como analista de service desk em uma grande empresa.
Tenho 21 anos, e ja lhe disse acima o que desejo cursar. Mas ao mesmo tempo tudo parece distante.
Que dicas pode me dar para que eu consiga estar no canada daqui uns 4 ou 5 anos?
aguardo ancioso!
Aprigio
Ola,
Legal o seu blg. Eu e a minha mulher estamos querendo muito ir p o canada, mas como eu nao tenho a formacao na are de ti mas sou cheios de certificacoes de ti e como elas sao aceitas e validas no mundo todo, assim como no Brasil, vc acha que eu conseguiria emprego na area sem a formacao universitaria, mas somente com as certificacoes? Sou especialista em Unix. Da um help ae, abs
Vinicius
@Aprigio, A formação universitária na área de TI conta muitos pontos no processo de aprovação de seu visto no país como trabalhador temporário ou residente permanente no Canadá…
No site do governo federal canadense vc poderá ver os requisitos mínimos para sua aceitação, inclusive fazer uma avaliação on-line.
Lá vc terá uma idéia melhor do seu perfil profissional e academico para ver se teria condições de ser aceito no processo…espero ter sido claro, fique à vontade para perguntar, abs e sucesso!!!
Hugo Lima
Olá Vinícius!
Tenho 24 anos, formado na UFPE em Ciência da Computação, 4 anos de experiência no mercado trabalhando principalmente com Java e C#.
Comecei a pesquisar sobre o processo de imigração ao Canadá agora, e me interessei muito.
Pelo o que descobri, houve uma mudança no processo no ano de 2012, o que dificultou um pouco nossa situação. Tanto pela exigencia do TEF ou TCF e do IETLS, para poder DAR INÍCIO ao processo, como pela limitação de vagas para profissionais da area de TI.
Isso tem sido um problema? Tem algo que eu possa fazer além de me matricular num curso de francês? Já tenho um inglês bom, mas o francês estou começando agora mesmo.
Se puder me mandar um email, agradeço muito para podermos manter contato!
Abraço e obrigado!
Andre
Olá Vinícius!
Estou interessado em imigrar para o Canadá.
Tenho 29 Anos, sou formado em Sistemas de Informação, 4 anos de experiência em desenvolvimento WEB e gostaria de saber se ai tem muitas oportunidades pra trabalhar com PHP.
Obrigado!
Otimo site
Vinicius
@Andre, td bem? obrigado! Pelo que eu conheço por aqui, falam-se mais em JAVA e .NET nas corporações (todos meus conhecidos e programadores trabalham com uma delas), mas eu no seu lugar faria uma pesquisa mais a fundo pela internet, nos sites de empregos mais usados lá (aqui) como jobbom, monster.ca,indeed.ca,etc, pra ter mais segurança qto a isso. No mais, se pensa em vir pra Québec, o frances é obrigatório, no mínimo.
Para as demais províncias, basta o ingles, ok?
abs!!
Raphael
Prezado Vinicius, e quanto a carreira na área de Infraestrutura, um profissional certificado MCSE, MCITP EA, CCNA, ITIL, CAPM com nível superior e pós na área de redes tem uma valorização por ai? Qual a maior demanda para a área de Infraestrutura de TI?
Carlos Fermino
Olá Vinícius, estou com uma enorme vontade de ir para o Canadá. Mas vi que tem que ter “Curso Superior”. Trabalho a mais de 10 anos na área, sou casado e com uma filha, mas não possuo tal diploma, somente a experiência. Pois tendo visto muitos “Diplomados” com pouco conhecimento vi que é só papel mesmo para maioria. Mas você que está aí, é realmente necessário o “Curso Superior”? Sendo que na área de Programação, vc aprende mesmo é em Cursos separados e especializados do mesmo.
Aguardo muito ansioso sua resposta e tudo de bom aí!!!
Vinicius
@Carlos Fermino, bom dia, o problema é que o ministério de imigração canadense exige diploma sim. E o pior: a quantidade de experiência reconhecida começa a ser contada a partir da emissão do diploma. Por exemplo: se vc tem 10 anos de experiência e 2 de formado na faculdade, sua experiência reconhecida será de 2 anos…bizarro isso, mas é assim que geralmente as coisas funcionam por aqui…
Fabio Campos
Vinícius, parabéns pelo blog! Poderia me ajudar com uma dúvida? Sou da área de TI e estou iniciando meus estudo em francês para aplicar para a imigração para o Quebec. ouço muito falar da área de desenvolvimento, mas em em relação à área de Infraestrutura de TI (CCNA/CCNP, WMware – Virtualização, Servidores Windows, etc)? Como é o mercado aí para a área de Infra? Tem bastante mercado?
Muito obrigado!
Vinicius
@Fabio Campos, dá uma pesquisada no site Jobbom e monster.ca, além do emploiquebec.net (vc os encontrará facilmente pelo Google), não sei te dizer isso…existem demandas muito espec:ificas na área de infra e pode ser que seu perfil profissional seja bastante requisitado sim..
abs!!
Rômulo Augusto
Olá Vinicius! Primeiramente, parabéns pelo blog e por sua iniciativa. Gostaria que me esclarecesse algumas duvidas, se possível.
1. Qual o salário base de um profissional de TI, mais especificamente, na área de Desenvolvimento/Analista de Sistemas.
2. Com tal salário é possível viver de forma confortável no Canadá.
3. Você trabalha com desenvolvimento de sistemas? Se sim, quais as tecnologias (java, jsf, struts, hibernate, .net e etc) mais utilizadas?
4. O nível de conhecimento dos profissionais de TI do Canadá é semelhante ao do Brasil. Por exemplo, um Analista de Sistema Sênior do Brasil, tem o mesmo nível de um Analista de Sistema Sênio do Canadá.
Abraço.
Vinicius
olá Romulo
O salário base varia bastante, embora nao tanto quanto no Brasil, começando em torno de 45.000/ano (nivel pleno, idioma intermediario), passando de 100.000 em algumas provincias. Depende da provincia onde mora, tempo de experiencia, perfil tecnico e fluencia no idioma. Nao sou desenvolvedor, mas DBA SQL Server/ORACLE. Da para viver com o salario mas vai depender muito do nivel de vida de cada um e o que se entende individualmente por viver confortavel. O conhecimento tecnico em TI no Brasil nao deve nada no Canada, alias a experiencia mostra muitos profissionais de TI por aqui sub-utilizados pois nao encontram ambientes tao heterogeneos e de ponta como no em nosso pais. Mas claro, isto nao eh uma regra…
Espero ter ajudado, abs!
Rômulo Augusto
Obrigado Vinicius! Ajudou muito.
Sucesso!
Abraço.
Rômulo Assis
Olá Vinicius.
Tenho 22 anos e meu sonho é morar no Canadá.
Estou formando em Análise de Sistemas, ano que vêem irei iniciar o inglês e francês, além que pretendo fazer uma pós em engenharia de software e outra em BI, somente depois disso pretendo me mudar, nesse tempo todo minha previsão seria de me mudar quando tiver entre 25 a 27 anos.
Queria saber como é o mercado para desenvolvido mobile e se meu futuro perfil seria bem acento lá, outra dúvida é se eu tenho que ter uma quantia mínima de dinheiro guardada para ser aprovado.
Desde já agradeço!!