Wolfram|Alpha: O buscador inteligente que está agitando o mercado

A concorrência está em todo o lugar, não importa sua área de atuação. A diferença está no tamanho da concorrência que se tem. Em algumas áreas, é até covardia querer enfrentar uma concorrência muito poderosa e tão dominante no mercado. Assim é o Google, poderoso, sinônimo de buscador. Para se levantar como concorrente perante alguém com esse tamanho todo, tão popular, não basta ter dinheiro. Tem que fazer algo diferente e que seja muito, muito útil ao cliente.

Assim é o Wolfram|Alpha Computacional Knowledge Engine. Alguns dizem que é um buscador, outros não o classificam assim, por esse não seguir os padrões dos demais. Segundo seu fundador, seu objetivo é computar respostas para questões baseadas em fatos estabelecidos.

Digamos então que é um buscador muito peculiar, criado sob uma ótica diferente do que conhecemos no Google hoje, com seu sistema tradicional de pesquisa por palavras-chave em trilhões de documentos indexados.

Por exemplo, se você pesquisar a palavra “cake” (bolo, em português), terá como resultado uma tabela com dados nutricionais, como total de calorias, gorduras saturadas, gorduras trans… Enquanto que no Google, ao  se pesquisar a mesma palavra, traz resultados ambíguos, inerentes à busca natural.

Segundo o eWeek

… o site foi criado por Stephen Wolfram, fundador e CEO da Wolfram Research e criador da Mathematica, a plataforma computacional cujos códigos simbólicos formam o core do buscador Wolfram Alpha. O buscador ainda utiliza mais de 10 trilhões de dados, mais de 50.000 algoritmos e modelos e capacidades linguísticas com mais de 1000 domínios, além de rodar em super-computadores em cluster e fazer uso extensivo da última geração da web e tecnologias de computação paralela.

Veja uma comparação abaixo entre a apresentação dos resultados de busca nos dois buscadores (foto do Gizmodo):

wolfram_alpha 

 

Outra coisa que chama a atenção é a forma de apresentação dos dados, em contraste com os hyperlinks padrão trazidos no Google e outros grandes buscadores, uma nova forma de interação na busca. 

Pelo jeito, o objetivo dessa ferramenta de busca é conquistar um nicho muito especializado dentro do mundo de buscas on-line, o que faz muito sentido.

Faça os testes e veja o comportamento desse novo modelo computacional de buscas que está agitando a mídia: acesse o Wolfram|Alpha. Ah sim, e não adianta pesquisar termos em português pois o sistema não está disponível em nosso idioma.

E para você, há alguma chance, num futuro muito próximo, de alguém poder bater com o Google de igual para igual no mercado dos buscadores? Você se sente insatisfeito de alguma forma com o serviço do Google nas suas buscas? Dê sua opinião!

 

Veja mais informações no artigo, em inglês, da eWeek.com

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!