Brasil Mais TI agora tem um portal voltado para aprendizado e especialização gratuita em TI

A gente ouve muito falar de falta de profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação (espera-se um déficit de 280 mil profissionais de TI até 2020, segundo a Softex), que o Brasil está atrasado em termos de politicas de incentivo a educação, que falta estrutura,etc e tal. Sim, quanto a esses fatos estamos fartos de saber, de cor e salteado.

Mas o que o Governo poderia fazer a curto prazo para ajudar a minimizar essa defasagem na formação dos futuros profissionais de TI a adentrar ao mercado, bem como para incentivar os jovens a abraçar a Tecnologia da Informação como carreira?

Uma das atitudes que poderia tomar – e tomou, antes tarde do que nunca, importante frizar – é a criação de um portal voltado para a especializaçao de estudantes e profissionais de TI, que segundo o coordenador de software e serviços do MCT, Rafael Moreira, já tem 1,2 mil horas de conteúdo e que deve estrear dia 27/08/12.

Segundo o site Convergência Digital

Para munir tanto essas instituições como os próprios estudantes de informações mais próximas das demandas do mercado, o ministério, em parceria com a Brasscom, desenvolveu um portal na Internet (www.brasilmaisti.com.br) no qual haverá ofertas de vagas e perfis requisitados. O portal também servirá às empresas do setor, visto que um dos objetivos é disponibilizar currículos

A ferramenta deve servir de incentivo aos cursos já existentes e melhor situar os brasileiros interessados em carreiras no setor de TI sobre o que significam as diferentes áreas envolvidas. A parceria pretende formar, no primeiro ano, 10 mil novos profissionais – quantidade que deve chegar a 50 mil no período compreendido pelo TI Maior, ou seja, até 2015.

O país precisa sim que o Governo assuma as rédeas da descontrolada situação referente a formação de profissionais – e não somente os de TI, claro – principalmente acabando com as greves nas universidades públicas, que viraram febre e parecem intermináveis.

Isto é possível através de uma melhor valorização de professores e de infraestrutura, que é onde começa o problema. Agora quero ver existir vontade política para mudar esse panorama desfavorável e com futuro pouco animador.

Temos ouvido notícias de milhares de estrangeiros desembarcando por aqui por conta da crise na Europa e mesmo na América do Norte, e como concorreremos com eles de igual para igual com o nível atual das universidades brasileiras, principalmente das particulares? Seremos mais uma vez subordinados de estrangeiros, vítimas novamente do velho espírito de colônia reinando?

No mais, e desabafos à parte, o site é uma boa iniciativa sim, vai ajudar muitos no Brasil que tem restrições de diversos tipos para se especializar em TI ou mesmo para iniciar na área.

Aproveite e guarde esse site em seus favoritos (divulgue para os amigos também) pois pode ter muita coisa boa lá que venha de encontro às necessidades de projeto que voce pode estar desenvolvendo no momento, ajudando assim a preencher lacunas no seu portifólio de habilidades, ok?

O destaque desta notícia é do site Convergência Digital.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails