Aumento no valor do adicional noturno poderá ser realidade em breve

Bom, está aí uma boa notícia para grande parte dos trabalhadores brasileiros, regidos pela CLT, em nosso caso aqui, para muitos profissionais de TI. Não é incomum trabalhar fora do horário de expediente, em especial quem trabalha com infraestrutura.

Equipes enxutas até demais, corte de investimentos, pessoal não tão experiente em projetos críticos e pouco preparados, contratos mal feitos, enfim, poderíamos elencar uma infinidade de fatores que poderiam levar às extensas jornadas de trabalho que muitos de nós, profissionais de TI, temos que nos submeter. A bem da verdade, muitos desses problemas tem como fonte nossa própria incapacidade de administrar nossos projetos, nosso tempo…

Em todo o caso, a INFO divulgou que…

…a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), do Senado, aprovou hoje (04/08/2010) projeto de lei que aumenta de 20% para 50% a remuneração do adicional noturno pago ao trabalhador. Pelo projeto, o adicional é devido “mesmo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal” na jornada de trabalho.A proposta prevê ainda que com a alteração na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as empresas terão que pagar o adicional também com base na remuneração, assim o salário mínimo não será mais usado como referência para o cálculo do acréscimo.
Como foi apreciado em caráter terminativo, o projeto será encaminhado à Câmara dos Deputados.

Pela CLT, o adicional noturno compreende das 22:00 às 05:00 do dia seguinte. Ou seja, (em se confirmando esta notícia) os gestores das equipes terão que rever seus planejamentos para evitarem aumento de gastos desnecessários com remuneração de funcionários. Será bom para o bolso (do profissional) e também para nossa saúde, já que muitas vezes se faz hora-extra com adicional simplesmente “por costume”, virando quase que padrão em muitos lugares.

E você, o que está achando dessa medida? Acredita também que deve coibir um pouco abusos nesse sentido, tanto por parte de profissionais quanto das empresas ao explorar muitos deles?

Este artigo foi baseado em notícia da INFO.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Marcelo
  2. Vinicius
  3. Tarciano Lopes
  4. celso