O Atual Cenário Econômico e sua Carreira de TI

Uma pesquisa feita pela The IT Job Board, um site de recrutamento inglês, revela que 70% das pessoas que trabalham com tecnologia da informação tem a expectativa de ter seus salários aumentados neste ano, e 3/4 recomendariam a seus filhos atuarem na área de TI (conforme publicado na ComputerWorld em 14 de maio/2008). Obviamente quando falamos de Brasil as coisas não chegam a atingir tal nível de satisfação, mas é evidente a velocidade com que as empresas de tecnologia brasileiras vêm perseguindo a maturidade em seus processos. Os benefícios diretos para sua carreira de TI?

Está bem, vamos a alguns deles:

Maturidade dos departamentos da empresa:

  • através de sua especialização, surge a necessidade das empresas de contratarem pessoas mais preparadas para cada função, exigindo cada vez mais profissionalismo dos funcionarios atuais e novos. Some-se a isso a necessidade de treinamento e atualização constante dos funcionários. Conheço empresas pequenas (menos de 50 funcionários) que pagam curso de inglês e bolsa-auxilio para a faculdade.

Aumento da competitividade no mercado nacional:

  • As empresas podem competir com empresas nacional e multinacionais pela conquista do mercado interno, uma vez que conta com grande especialização de seus colaboradores, oferecendo assim um produto final de melhor qualidade. Com o crescimento do mercado interno, o profissional de TI aproveita a onda e se valoriza através de especializações e certificações, obtendo assim melhores salários.

Aumento da competitividade no mercado internacional:

  • Começa a concorrer no mercado internacional, ainda mais se beneficiando das medidas tomadas pelo Govern Federal recentemente, desonerando a exportação de softwares. O profissional de TI, antenado com essas mudanças no cenário político-econômico, começa a ter oportunidades de desenvolver projetos no exterior.

Como você pode ver, o Brasil tem passado por um bom momento econômico, auxiliado pela calmaria do mercado externo, e o melhor de tudo: você deve estar atento às oportunidades que se abrem à sua frente. Seja um profissional em constante mutação e não perca essa onda !

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails