Aspectos comportamentais mais valorizados por empresas segundo pesquisa

Frequentemente ouvimos falar de profissionais que foram contratados por suas habilidades técnicas, mas demitidos devido a habilidades comportamentais não tão bem desenvolvidas, digamos.

A grande verdade é que, desde a faculdade (principalmente para o pessoal de cursos voltados a Exatas, como ocorre com o pessoal dos cursos relacionados à Tecnologia da Informação), subestimamos muito as disciplinas relacionadas à aspectos comportamentais, dando lhes pouca importância. Costumamos pensar que basta ser bom tecnicamente e pronto.

As consequências negativas dessa atitude podem aparecer antes mesmo de estarmos empregados, durante as entrevistas.
Da mesma forma que desprezamos por vezes o valor dos aspectos de comportamento, acabamos sendo desprezados em entrevistas, preteridos. E o pior, sem entendermos o porque, já que a maioria das empresas não faz a mínima questão de deixarem claros os motivos de suas escolhas, exceto pela resposta padrão “Seu perfil não nos atende no momento, blá,blá,blá…”.

Mas quais são os aspectos comportamentais citados pelos diretores de RH das empresas? Como podemos focar nos valores comportamentais mais desejados pelo mercado?
Apenas para se ter uma idéia, a imagem acima lhe apresenta justamente essa informação. Claro que a pesquisa tem suas restrições, mas serve para dar uma idéia de como podemos priorizar nosso trabalho nesse sentido.

O site da Exame ainda dá a dica abaixo:

Para os profissionais em busca de recolocação ou mesmo os já contratados, minha dica é: continuem investindo em competências técnicas, já que elas são fundamentais para todos os que desejam se manter atualizados no mercado. Mas não se esqueçam, também, de desenvolver suas qualidades comportamentais. A comunicação clara, a proatividade, o bom relacionamento com equipe interna, clientes e fornecedores, além da capacidade de tomar decisões eficientes e imediatas são atributos que nenhum diploma consegue garantir. Pense nisso.

Um comportamento alinhado com as expectativas de sua gestão pode não apenas manter seu emprego ou lhe destacar numa entrevista, mas também abrir portas para promoções de cargo e outras recompensas. Vale a pena investir!

O destaque dentro do artigo é de publicação da Exame.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais