Os 10 cargos de TI mais estressantes…o seu está na lista?

Trabalhar com TI, segundo pesquisa, é uma das áreas mais estressantes, onde os profissionais mais sofrem pressão. O estudo foi realizado pela promovido pela Emerson Network Power com 800 profissionais de TI na Ásia, Europa, América Latina e Estados Unidos.

Segundo o site InformationWeek, existe até uma escala de pontuação para comparar o estresse gerado pela exaustão do trabalho com TI, onde, numa escala de 0 a 100, os empregos de TI ficaram com média de 71.

A alta disponibilidade exigida pelo pessoal da área foi destaque na pesquisa, indicando que os profissionais da área devem estar disponíveis para trabalhar 119 horas de uma semana de 168 horas.

Sim, há profissões dos mais diferentes tipos em Tecnologia da Informação. Então, e  quanto as profissões mais cansativas na área, é possivel classificá-las?

Segundo a pesquisa, sim…

Veja abaixo os dez empregos eleitos por profissionais de TI como os mais exaustivos em da área:

1 – Diretor Executivo/Administrador
2 – Aquisições de TI
3 – CIO
4 – Diretor/Gerente de TI
5 – Operações de TI
6 – Gerente de central de processamento de dados
7 – Engenharia
8 – Segurança de TI
9 – Desenvolvimento de software/aplicações
10 – Gerenciamento de banco de dados

Podemos colocar parte dessa carga excessiva de trabalho na conta da crise financeira internacional essa sobrecarga de trabalho nos países desenvolvidos, obrigados a reduzir suas equipes desproporcionalmente a quantidade de trabalho que possuem. Bem, em países como o Brasil isso já é praxe… escassez de recursos é o nosso mote por aqui!

Mas não é por isso que devemos ficar passivos com a situação. Talvez possamos mudar algo ao tomar algumas atitudes, como:

  • Ser transparente ao chefe quanto a carga excessiva de trabalho e a prazos impossíveis de serem cumpridos nos projetos de TI
  • Delegação: coordenar o trabalho e distribuí-lo entre os colegas. Descentralize para viver mais…
  • Não espere a véspera para falar que não vai dar tempo de entregar o trabalho/projeto: Renegocie prazos com antecedência para compartilhar as responsabilidades de possíveis problemas de atraso e busca por soluções criativas.

Dessa forma é possível sim melhorar um pouco nossas condições de trabalho sem ter que abandonar a área como última saída. Cabe a nós gerenciar nosso trabalho, nossas demandas, para não sermos engolidos por elas…

E você, concorda com esta lista de profissões reportada pela pesquisa?

A lista é de publicação da InformationWeek.

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *