Analista de Testes de software: cada vez mais imprescindível no mundo digital

A profissão de analista de testes de software (QA – Quality Assurance) há um bom tempo vem amadurecendo, conquistando espaço e respeito nas empresas de todos os portes no Brasil, o que já na verdade, já é uma realidade mundial.

Está acabando aquela estória de colocar o estágiário para sair simplesmente clicando e rodando softwares sem metodologia e supervisão alguma. Os sistemas estão sendo embarcados em todo tipo de equipamento imaginável e se tornando cada vez mais importante garantir a qualidade do produto.

A se ver pelo avanço da TI em áreas críticas, como a Saúde, por exemplo, para citar a mais importante.

O mundo mudou muito e qualidade deixou de ser um diferencial. A empresa que não investe nela, simplesmente morre para o mercado. Assim como os profissionais que não buscam se profissionalizar com as novas técnicas, metodologias, ferramentas e certificaçoes dessa profissão.

Não é de se espantar que o leque de opções para quem quer se especializar de verdade como um analista de testes profissional e gabaritado, tem crescido bastante nesse compasso.

A Associação Latino Americana de Teste de Software (ALATS) é um grande exemplo disso, que aliás,  criou a Certificação Brasileira de Teste de Software (CBTS) para atender a uma exigência do mercado na Área de Qualidade de Software. (acesse seu portal em: http://www.alats.org.br/portal/)

Segundo o site Convergência Digital:

O objetivo da CBTS foi o de estabelecer um padrão em conformidade com os requisitos para uma avaliação da qualificação dos profissionais na área de Qualidade de Software. Adquirir o certificado CBTS para o profissional da área é um grande diferencial, pois indica que o mesmo possui um excelente nível de competência profissional nos princípios e nas práticas de Qualidade de Software, dentre os demais profissionais de TI.

O perfil dos candidatos ao exame do CBTS se estende aos profissionais que desejam obter um reconhecimento técnico para o mercado brasileiro na Área de Qualidade de Software. Isto inclui desde à Diretores de TI, Gerentes de Projetos, Gerentes de Qualidade, Gerentes de Desenvolvimento de Software, Analistas de Sistemas, bem como todos os profissionais já envolvidos diretamente na área de Qualidade de Software como os Testadores, Líder de Teste, Gerente de Teste, Auditor de Qualidade de Software, Arquiteto de Teste e Analista de Teste.

Sobre as certificações:

As certificações emitidas no Brasil são de responsabilidade do BSTQB – Brazilian Software Testing Qualifications Board e não possuem prazo de validade.

Os exames são divididos em duas categorias:

CTFL Certified Tester Foundation Level, para candidatos com nível fundamental e profissionais que já atuam com testes de software; e

CTALCertified Tester Advanced Level (em três versões: TM, TA e TTA), para profissionais com nível avançado (mínimo de dois anos de experiência prática em Teste de Software e Qualidade em TI ou três anos em Desenvolvimento de Sistemas, Análise de Sistemas ou Engenharia de Software).

Inscrições e maiores detalhes no site: http://www.bstqb.org.br/

Testar software é hoje em dia uma coisa muito mais séria e complexa, e as formações demandadas não são exageros, basta ver a gama de sistemas multiplataformas e multi-dispositivos que temos hoje a nosso alcance e a preços cada vez mais acessiveis

O Camilo, no seu site voltado para profissionais da área, escreveu um artigo interessante, bastante rico em informações (detalhes sobre certificações, salários, perfil do profissional, etc, vale a pena conferir) para quem quer se aventurar nesse mundo promissor: The Developers Conference: O Mundo Precisa de QAs Técnicos!

Isso aí, explore os recursos e leve sua carreira a um outro patamar, caso tenha escolhido esta área como profissão.

Os destaques do site Convergência Digital estão neste artigo.

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!