Crie o Ciclo virtuoso: Ajude seu chefe a ajudar você

Estressar-se com seu chefe adianta?
Estressar-se com seu chefe adianta?

Há situações em que o seu chefe não ajuda. E isso muitas vezes tem mais a ver com falta de visão ou capacitação técnica dele do que uma falta de interesse de não auxiliá-lo no desenvolvimento de suas atividades. Trocar de chefe por conta disso não é uma decisão simples e não depende somente de você – a não ser que troque de emprego.  E claro que isso não é nenhuma garantia de que você vai encontrar um chefe melhor nesse novo local de trabalho.

É importante analisar bem a situação, se as deficiências na gestão do seu chefe e perceber se suas atitudes que dão claras mostras de deficiências técnicas e gerenciais ou se há alguma intenção de barrar os talentos devido ao medo de perder sua posição.

E isso não é difícil de descobrir, a convivência aos poucos vai revelando as reais intenções. Como a famosa frase de Abrahan Lincoln, alguém não pode enganar a todos todo o tempo.

Se o caso de seu chefe não se enquadra como pilantrismo, aí você pode fazer alguma coisa, aliás várias para auxiliar no crescimento do seu chefe, e por tabela crescer junto.

O Roberto Shinyashiki, num excelente artigo na VocêS/A, apresentou algumas ações importantes que você e eu podemos tomar em situações semelhantes, veja:

Dê-lhe informações
Dê a ele um livro de presente ou aquele artigo fascinante. Depois pergunte o que achou. Aproveite e convide-o para assistir uma palestra especial. Se ele se abrir para o diálogo, mostre alguns folders de seminários, cursos e congressos que podem ajudá-lo a evoluir

Ajude-o a resolver os problemas
Os desvios que se repetem exigem conhecimentos mais sofisticados para resolvê-los. Faça um relatório (bem profundo, porém resumido), com a descrição dos problemas que estão enfrentando, mostre suas causas e as soluções. Procure fundamentar seu relatório com informações para que ele possa ter opções para resolvê-los. Muitas vezes, a pressão para solucionar problemas pode ser o melhor estímulo para um profissional abrir seus olhos e sua mente.

Ajude-o a realizar os projetos
Quando um projeto é maior que a competência do responsável, ele ficará engavetado. Dezenas de reuniões acontecerão, mas o projeto não avançará. Portanto, para que os projetos sejam realizados, é fundamental a competência de seu responsável. Estude o que outras empresas fizeram para realizar projetos semelhantes aos de vocês

Ajude-o a aumentar o lucro do negócio
Profissionais que ajudam o chefe a aumentar a rentabilidade são mais respeitados e valorizados. Aprenda a encontrar formas de aumentar o lucro não somente do projeto, mas de todo o negócio

Esteja sempre disponível para orientá-lo
Essa é a importância de estudar e pesquisar. Profissionais que têm boas informações são os mais requisitados para opinar. Ajude-o a ter consciência da importância das informações para sua carreira. O verdadeiro líder sabe que seu conhecimento tem de estar sempre à frente dos outros. Aos poucos, ele vai aprender a estudar e pesquisar para poder se capacitar para o próximo cargo.

Procure ver as qualidades do seu chefe, tentar entender suas atitudes. Um pouco de diálogo, disponibilidade de ouvir pode revelar problemas extra-campos que ele pode estar enfrentando, que apesar de não justificarem suas atitudes, certamente pode eleválo a um nível melhor de compreensão.

Isso vai ajudá-lo a viver em harmonia, baixar a guarda e ajudá-lo com mais naturalidade. Os mais técnicos tem a tendência de julgar seus superiores levando em conta somente o parâmetro técnico, frequentemente colocando em dúvida os méritos de quem está em cima.

Ajude o seu chefe: Não há efeitos colaterais indesejados

E se ele crescer, deverá levar as melhores cabeças consigo, mais precisamente aquelas que o ajudaram a chegar lá. Na pior das hipóteses, estaremos exercitando habilidades essenciais de uma boa liderança, trabalho em equipe que farão grande diferença no sucesso de nossa carreira profissional, e se não for nessa empresa, que seja em outra.

E você, tem aproveitado as oportunidades de se promover ajudando seu chefe? O considera preparado para o cargo?

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!