TI sem sustentabilidade vai ser insustentável no futuro

ti-verde

Ética, responsabilidade, sustentabilidade…este não é apenas mais um jogo de palavras de última moda no meio corporativo. Produzir bens e serviços sem esses componentes no processo vai virar um crime com punições cada vez mais severas.

Um grande passo, e histórico nesse sentido, são os planos do governo brasileiro divulgou planos de reduzir em 39% a emissão de dióxido de carbono até 2020, o qual será apresentado em reunião com nada menos que 193 países em Copenhague (Dinamarca), agora em dezembro (que promete sem bem diferente do fracasso do protocolo de Kyoto). O assunto? O clima.

E segundo opinião dos gestores da TGT (publicado em artigo da Computerworld), as empresas de TI serão bastante afetadas, e terão que se virar para atender aos valores de redução assumidos por seus respectivos países.

Esse encontro de abrangência inédita não seria uma crise de consciência dos países mais industrializados, absolutamente…

Os efeitos catastróficos alcançaram os mais ricos já a tempos. Além do mais, aos que ainda não foram alcançados respingam crises econômicas por conta do caos vividos por clientes externos, dos quais muitas economias ricas dependem devido a intensa globalização. Ninguém mais sai imune. Ninguém ganha no jogo de v”istas grossas” a um problema tão sério.

E a cada ano sentimos sensivelmente as mudança climáticas e às vezes me pergunto até onde podemos consertar tudo isso que a humanidade causou…

Nós, enquanto profissionais de TI ou ainda estudantes, devemos expor idéias nesse sentido para nossos empregadores ou mesmo empregados. Dar idéias, reciclar, evitar desperdícios, substituir produtos por outros que utilizam processos mais limpos de manufatura….várias coisas que eu e você podemos fazer, sem depender de governos ou outras autoridades.

Não é mais apenas uma questão de imagem corporativa ou pessoal perante a sociedade com vistas a lucros futuros. É uma questão que exige ação imediata para ao menos tantarmos diminuir o volume de desastres naturais no mundo todo. QVocê consegue imaginar o lugar que nossos filhos vão encontrar daqui a trinta anos para viver?

Porém, ao menos há algo que possamos fazer para amenizar essa situação…

Veja 38 dicas do Escritório de Comunicação que você pode aplicar em casa e no escritório. A melhor forma de divulgar essas ações é praticando-as. E o mais “importante” (para muita gente): sem gastar dinheiro!

Espero, pessoalmente, que haja seriedade, rigidez na busca do cumprimento das metas estabelecidas, ainda que recaiam multas severas às empresas que não reverem seus processos produtivos. Essa não é uma questão de economia, de dinheiro (ainda que o prejuizo financeiro por causa das catástrofes climáticas já alcancem cifras astronômicas), mas uma questão de vida ou morte.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Everton Roberto
  2. Vinicius