A Tecnologia está acabando com os empregos – Mito?

Essa discussão é velha, tão velha quanto o surgimento das máquinas mais primitivas produzidas pelo ser humano. Será mesmo que a Tecnologia está acabando com os empregos? Os apocalípticos e sensacionalistas dizem que sim com veemência enquanto que do outro lado os otimistas apoiam 100% afirmando que isso não deve acontecer. Extremos que devem ser evitados, diga-se de passagem.

A realidade é que a necessidade tem impulsionado o homem a inventar e reinventar, otimizando assim seu tempo, diminuindo custos e por que não, lucrando… E a Tecnologia, inegavelmente, tem sido a força motriz dessa transformação toda, mudando o mercado de trabalho com uma velocidade nunca antes imaginada.

Nessa transformação contínua, milhares de empregos foram expurgados da face da terra, extintos, outros foram convertidos, adaptados em outras funções enquanto que no outro extremo, milhares de novas carreiras, profissões surgiram como consequência. Qual o saldo disso tudo? Afinal a Tecnologia está mais ajudando ou atrapalhando na geração de empregos no mercado de trabalho?

Um estudo divulgado pelo Olhar Digital, publicado inicialmente pela Business Insider sugere que o que tem ocorrido é justamente o contrário do pensamento comum: mais empregos tem sido gerado com o auxílio da Tecnologia do que seriam sem ela.

O estudo tomou como base dado censo da Inglaterra desde o século 18, mostrando números de como alguns empregos como os ligados a agricultura diminuiram drasticamente mas que em contra partida, muitos empregos cresceram e novos surgiram. Citou o exemplo do número de cabeleireiros que em 1871 era de um para cada 1793 cidadãos, passando para 1 a cada 287 pessoas nos anos atuais. Tudo graças as novas necessidades geradas pela Tecnologia. Mas tem outros exemplos interessantes lá, o link segue abaixo…

Dou destaque no artigo a seguinte afirmação: As máquinas vão substituir cada vez mais tarefas repetitivas e que exigem grande esforço físico.

Basicamente, eliminando o serviço mais chato , digamos, deixando a parte mais interessante para nós, humanos.

Mas tem o outro lado: Não dá para negar que a Tecnologia veio para facilitar nossa vida, mas também daí a dizer que não haverá algum impacto negativo considerável, acho otimismo demais, minha opinião. Principalmente nos países mais pobres, que não produzem tecnologia, esses serão mais penalizados, acredito. De qualquer jeito, a culpa não está na Tecnologia mas na distribuição de riqueza no mundo, assunto muito mais complexo, que deixo pros especialistas!

Enfim, recomendo que leia o artigo original na Business Insider e tire suas conclusões, vai dar uma boa reflexão! 🙂

E claro, deixe sua opinião sobre o assunto na seção de comentários abaixo!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails
Tags:

Uma resposta

  1. Gustavo Woltmann

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *