A Tecnologia ajuda você a escolher o melhor candidato para as eleições de 2012

Interrompemos a programação normal deste site para uma notícia de interesse nacional. Abordaremos um pouco das eleições deste ano, mas claro, sem perder o foco na Tecnologia.

Não vamos aqui falar de política no sentido de apoiar candidato/partido A ou B, mas com a intenção de lhe apresentar mais ferramentas para você e eu utilizarmos a fim de avaliar melhor o candidato em que nós votaremos nestas eleições.

Eleições? Meio por fora do assunto ainda? Ok, para dar-lhe um refresh na memória, nos dias 07 e 28 de Outubro ocorrerão as eleições municipais de 2012 para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

É praxe dizer que o povo tem memória curta, mas com a ajuda da Tecnologia podemos minimizar esse fato, já que a internet aparece, mais uma vez, como grande protagonista no sentido de fazer-nos conhecer ou mesmo relembrar quem são aqueles que ficarão no poder no próximo mandato.

Para começar sua pesquisa…

Um dos maiores bancos de dados está no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na página Divulga Candidatos 2012, há informações enviadas pelos 15.521 candidatos a prefeito e 449.488 candidatos a vereador que tiveram o registro homologado no país, como descrição de bens, certidões criminais e pendências judiciais. Além disso, é possível ter acesso às propostas de governo dos candidatos ao Executivo.

Alguma mudança significativa está ocorrendo devido justamente à pressão popular, prova de que nosso grito tem incomodado o pessoal lá de cima. Parte desse incômodo deve-se sim ao fato de que hoje em dia, com a internet, todo mundo pode relembrar aquela presepada do governante que se absteve de apoiar uma boa causa, consequentemente, aumentando suas chances de perder no próximo pleito.

O juiz eleitoral Márlon Reis, diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), também alerta para a importância do cidadão conhecer o candidato antes de ir às urnas. “Hoje em dia a internet é uma grande ferramenta. O próprio TSE e os Tribunais de Contas dos estados disponibilizam dados sobre os candidatos. Neste ano, a pedido do MCCE com base na Lei de Acesso à Informação, o TSE está liberando, pela primeira vez, parciais das contas de campanha antes do pleito. Quem quiser fazer sua parte como eleitor e investigar seu candidato pode até saber quem são os doadores”, ressalta o juiz.

Não podemos falar dos problemas clássicos relacionados à dificuldade das empresas e cidadãos com altos impostos, educação falha, segurança inexistente, saúde ineficiente, e muito mais sem nos preocuparmos primeiramente com quem vai dirigir nossa cidade, nosso país.

A cada eleição temos a chance de limpar mais um pouco mais nossa política, e com perseverança conseguiremos fazer com que uma maioria boa governe. E quanto mais gente boa aparecer para governar, mais constrangidos e encurralados ficarão os bandidos de terno e gravata.

É uma lógica que funcionou bem em países do primeiro mundo no passado, que também passaram por forte corrupção política em décadas passadas (ah, sim, não foi totalmente erradicado, mas é um sistema muito mais justo e confiável que o nosso). Uma mudança que também ocorreu de forma lenta, mas com persistência do povo em lutar pela mudança.

Ora, se nós temos o poder de eleger e mesmo de tirar o governante de lá, por que não acreditar que isso seja possível?

O voto, por mais difícil que seja acreditar, é a nossa mais poderosa arma contra a corrupção e imoralidade que impera nos governos públicos.

Tem muita gente mal caráter, mas tem sim, também, muita gente inconformada com o sistema querendo entrar lá para fazer diferença, e esse ferramental todo disponibilizado na internet deverá nos ajudar a separar entre esses aparentes iguais, o joio do trigo.

Temos que fazer nossa parte e acreditar, pois é o mínimo para que haja uma chance, ainda que pequena, para mudança.

O site da Globo reúne mais de 10 sites com informações úteis sobre as eleições, os candidatos e suas reputações e propostas, vale a pena visitar e dar aquela pesquisadinha no seu candidato preferido.

Ora, quem diria, é a Tecnologia promovendo muito mais que o conforto e diversão individual, basta saber – e querer usá-la para esse bem…

Para isso, acesse a página Saiba como utilizar a internet para conhecer mais sobre seu candidato, e comece a dar mais segurança e esperança para seu voto. É sua cidade que está em jogo, lembre-se.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *