A revolução das profissões de TI…como se adaptar a tantas mudanças?

Tudo muda com o tempo, mas nada se compara com a velocidade que as coisas ocorrem na área de Tecnologia da Informação. A velocidade com que se criam soluções nesse universo complexo faz com que profissões diferentes pipoquem aqui e acolá todos os dias.

Quem imaginava em existir a profissão de analista de mídias sociais ou analista SEO até há pouco anos? Aliás esta segunda, de SEO, corresponde a um conjunto de técnicas aplicadas com o objetivo de tornar um endereço na web com maior visibilidade dentro de um conjunto de palavras-chaves que o usuário utiliza durante a busca de um produto/serviço na web. Quer um exemplo? realizei um trabalho de SEO neste site sem ter feito curso algum, apenas com conhecimento adquirido através de pesquisas na internet.

Se você for no Google e digitar as palavras-chaves abaixo, verá a classificação correspondente do site conforme detalhado à frente das palavras-chaves relacionadas abaixo. Isto significa uma exposição considerável, chegando ao ponto de atrair anunciantes. Vá em frente e faça o teste para constatar a boa classificação do site CarreiradeTI.

carreira tecnologia =                                       4º posição de 2.510.000 resultados retornados
carreira ti =                                                          1º de 1.610.000 resultados retornados
certificacao tecnologia da informacao =   2º de 7.010.000 resultados retornados
certificacao ti =                                                   1º de 6.260.000 resultados retornados
(dados de Fev/2011)

 

Como disse Charles Darwin…

“Não é a espécie mais forte que sobrevive, ou a mais inteligente, mas a que melhor se adapta à mudança”

É o que ocorre na área de TI. Você e eu, como profissionais, devemos estar em constante evolução, não para que nos tornemos diferenciados pela a concorrência, mas simplesmente para sobrevivermos!

Mudança é a palavra-chave dos vencedores neste momento de rápidas mudanças em que vivemos. Deixemos pois o romantismo dos velhos tempos, que não voltam mais. Esteja preparado para novas experiências, habilidades, mercados… O bom disso tudo ao menos é que essa atitude deixa nosso cérebro em constante alerta, e aprender nos deixa mais vivos, mais jovens. Esse é o poder da Tecnologia, o lado bom que deve ser explorado.

No vídeo abaixo, do site OlharDigital, você vê sobre a experiência de alguns profissionais que migraram para algumas das novas profissões do mercado de Tecnologia da Informação:

[iframe:src=”http://www.olhardigital.com.br/embed/16505″ width=”460″ height=”290″ frameborder=”0″ scrolling=”no” marginheight=”0″ marginwidth=”0″]

E como não poderia deixar de ser, as novas profissões de hoje podem desapararecer em poucos anos (como citado no vídeo) sendo suas habilidades exigidas, incorporadas a novas necessidades do mercado de trabalho, impulsionado pela inovação contante no setor. Ou seja, seu conhecimento não se perderá, pelo contrário, isto lhe deixará a meio caminho andado em direção às demandas futuras exigidas pelo mercado.

Ah, sim, os cursos costumam chegar um pouco atrasados em relação às demandas do mercado, portanto a grande dica que deixo para que facilite um pouco seu processo de adaptação é:  fique atento às tendências e abuse da internet como fonte de pesquisa, inspiração para novas idéias, para evolução da sua carreira profissional. Já percebeu que quando as novas demandas chegam na mídia, em geral estão precisando dos profissionais agora? Então você levará 1 ano talvez para se alinhar a essas necessidades e poderá então ter sido tarde…

E você, quais atitudes pretende tomar para melhor se adaptar neste mercado tão dinâmico em que vivemos? quais habilidades considera mais importante para que um profissional da área se destaque hoje?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

2 Comentários

  1. Charles
  2. Vinicius

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *