A demanda por aplicações móveis explode e clama por programadores

Atenção, você, programador de softwares, demais estudantes e estagiários ainda indecisos sobre que carreira seguir na área de Tecnologia da Informação: a demanda por desenvolvedores de aplicações móveis cresce ano a ano e o mercado segue desesperado procurando profissionais com esse perfil.

A explosão de vendas de celulares, smartphones e tablets superou todas as expectativas dos especialistas de institutos de pesquisas em todo o mundo. Para se ter uma idéia desse mercado, segundo a consultoria alemã Research- 2Guidance, especializada em TI e indústrias emergentes, nos próximos três anos o mercado de aplicativos móveis, ou APPs, para celulares deve crescer num percentual de 800% em todo o mundo.

O resultado não poderia ser diferente para o profissional de TI aficcionado por desenvolvimento de softwares, aliás, uma área em que falta de profissionais sempre foi um problema. Basta dar uma olhadinha nos sites tradicionais de emprego na internet e facilmente se verá a maior frequência de vagas postadas (e a demora em serem preenchidas). Veja este trecho do artigo da Exame:

É o que confirma levantamento divulgado recentemente pelo site de empregos Indeed. De acordo com a pesquisa, as palavras chaves HTML5, aplicativo para dispositivos móveis e Android se tornaram mais frequentes nos anúncios de emprego online ao longo de todo ano passado.

A recorrência do termo Android (sistema operacional para smartphones do Google) nos anúncios de emprego online é um exemplo prático de como essa tendência tem impactado o mercado de trabalho do setor. No último trimestre do ano passado, o Android assumiu a liderança do mercado de sistemas operacionais para celulares inteligentes. Segundo pesquisa da Canalys, no período, foram vendidos 32,9 milhões de aparelhos com o sistema operacional do Google contra 31 milhões de modelos Symbian, tradicional líder do mercado até então.

Como consequência direta, no mesmo período, a palavra Android apareceu em mais de 10 mil anúncios de emprego nos Estados Unidos. Há dois anos, esse número era de 540 oportunidades de trabalho para profissionais com este perfil.

Segundo o instituto Gartner, Em termos de plataformas para aplicativos, o iOS, sistema operacional da Apple, será o líder do mercado pelo menos até 2014, embora o domínio absoluto esteja ameaçado ao longo dos próximos anos.

E os salários?

Segundo o site VocêSA, em reportagem a respeito da demanda de programadores para plataforma da Apple para aplicações móveis, traz algumas informações interessantes sobre faixas de salários para essa turma, veja:

O salário de um desenvolvedor de aplicativos da Apple parte de 3 000 reais, mas chega a 6 000 reais rapidamente, e os craques do mercado não ganham menos do que 9 000 reais. A possibilidade de crescimento nas empresas é grande, uma vez que o mercado está em expansão e faltam especialistas.

Na trajetória de carreira mais comum, o profissional começa como estagiário e cresce na companhia, chegando a gerenciar grupos de desenvolvedores. Breno Masi, dono da Fingertips, de São Paulo, fundada há dois anos, emprega 27 funcionários. Entre eles, há 15 desenvolvedores. Os clientes da empresa são Positivo, CVC, Petrobras, Net, Santander e Porto Seguro Seguros. “Profissionais que trabalham nessa área têm possibilidade de crescimento rápido”, diz Breno. “Temos, inclusive aqui na empresa, um rapaz de 16 anos que é um gênio e trabalha como aprendiz.” Boa parte das pessoas que hoje ocupam cargos de chefia em escritórios de desenvolvimento tem trajetórias de carreira como essa.

Você, mesmo programador experiente, nunca é tarde para dar uma guinada na carreira e aproveitar essa oportunidade. Como no Brasil as coisas ainda estão engatinhando nestas tecnologias, quanto mais cedo você começar, mais chances terá, pela experiência acumulada, galgar posições acima na carreira de forma mais rápida.

Veja mais detalhes das notícias sobre mobilidade em bilhões de dólares e procura por programadores para smartphones e tablets e dê sua opinião: para você, quais das tecnologias atuais é mais vantajoso investir para ter melhores oportunidades de carreira nos próximos anos?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

2 Comentários

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer saber o segredo para se chegar aos Melhores Empregos?

Digite seu email e baixe seu Livro Grátis AGORA

x