A cidade do futuro onde alta tecnologia e meio-ambiente combinam

Você já ouviu falar do projeto Masdar? trata-se de uma cidade futurística, planejada para ser construída em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Na verdade, a primeira ecocidade do mundo, a ser construída com a mais alta tecnologia. O significado do nome tem tudo a ver com o projeto: “a fonte”. Isto porque tudo o que se consumir em energia nessa cidade seja gerada por ela. Dependerá exclusivamente de energia solar e eólica.

Indo um pouco mais além, produzirá “energia positiva“, ou seja, mais energia do que precisará consumir para suprir suas necessidades.

Emissão de carbono e o desperdício de recursos, grandes vilões do meio ambiente, são as bandeiras desse que é o novo conceito de cidade do futuro, que pretende zerá-los.

Veja o vídeo do OlharDigital:

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=hnp-IFiqiOA]

 

 

Esse será, se tudo correr conforme o planejado, o grande exemplo para o mundo de que desenvolvimento com alta tecnologia não necessariamente significa sacrificar a já bastante limitada fonte de recursos da natureza. O desenvolvimento sustentável será colocado em prática de uma forma nunca vista antes, e seus resultados serão acompanhados de perto pelo mundo inteiro.

A cidade deverá estar pronta por volta de 2016, com custo estimado em 22 bilhões de dólares. Ao unir controle de desperdício com tecnologias renováveis, os arquitetos de Masdar acreditam que a cidade utilizará 75% menos eletricidade e menos da metade de água que usualmente é consumida em cidades convencionais, com uma economia equivalente a 2 bilhões de dólares em 25 anos. 

A degradação acelerada do meio-ambiente, com seus reflexos mortais e expectativas sombrias ao longo das próximas décadas tem forçado uma mudança de planos na forma de se produzir tecnologia. E o profissional de TI do presente e do futuro deverá estar atento aos impactos ambientais dos produtos e serviços que sua empresa oferece, sob pena de conivência com um crime cada vez mais levado a sério.

Inovações eco-tecnológicas terão cada vez mais valor no futuro. Surto de moralidade? Ah não, é questão de pura sobrevivência mesmo…

E você, como anda sua consciência ecológica? Até onde acredita que sua empresa tem contribuído para um planeta mais limpo?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Nenhuma resposta

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!