7 Programas gratuitos para você administrar suas finanças

Mid section of a young man

É sempre assim: fim de ano e ficamos a pensar, a planejar nosso próximo ano quanto a nosso próximos objetivos pessoais e de carreira profissional. Isso sem antes refletir em tudo que (mais uma vez?) deixamos de conquistar neste ano e nos motivos que levaram a algumas dessas decepções.

O dinheiro, ou melhor dizendo, a falta dele, é certamente um dos maiores problemas que enfrentamos no cumprimento de muitos dos sonhos outrora planejados para que se realizassem neste ano. É bom separar um tempo para reflexão, fazer um balanço pessoal e assim avaliar o quanto pudemos alcançar com os recursos que tivemos à disposição.

Nesta época de Natal, época de presentes para a família toda e até amigos (além de se presentear também), é um momento não só bastante sentimental mas também crítico para o seu planejamento no próximo ano. Digo isso porque, com as impetuosas investidas das propagandas em todo o tipo de mídia estimulando-nos a “investir” naquele objeto de desejo que teimam ser imprescindíveis para nossas vidas, fica realmente difícil administrar tudo isso com relativo sucesso.

E o relativo sucesso, nesse caso, é encontrar o ponto de equilíbrio entre aproveitar com justiça do frutor do suor do seu trabalho neste ano ao gastar com passeios, presentes e outras regalias e ao mesmo tempo manter o nível de gastos num patamar que não impacte seu planejamento para sua carreira no próximo ano. E digamos e isso não é nada fácil…

Por isso selecionamos o artigo da INFO apresentando 7 programas profissionais e gratuitos para auxiliá-lo no processo de administração de suas finanças pessoais e assim entrar no próximo ano mais consciente. Os comentários (de autoria da INFO)sobre as qualidades desses programas segue abaixo, bem como o link ao final para você poder baixar e testar à vontade:

1- Personal Finances Free: aplicativo com bons recursos para controlar os gastos do dia a dia. Ele tem opções para o internauta criar as próprias categorias e tags de débitos e créditos. Um recurso bacana do programa é uma planilha que consolida as operações financeiras do mês. Nela, inclusive, é possível descobrir o quanto cada item representa, em percentual, nas despesas mensais. O ponto forte do programa é a interface, bastante intuitiva.

2 – Hábil Pessoal 2: desenvolvido por especialistas brasileiros, esse programinha de controle financeiro com campo para a anotação dos gastos e dos ganhos do mês. Não para por aí. O software gera relatórios e gráficos sobre o dia a dia da vida financeira. Um recurso bacana é o cálculo do índice de endividamento do usuário.

3 – FinanceDesktop: software avançado para a gestão das finanças. Nele, além de controlar os gastos financeiros e a conta corrente, é possível administrar e simular investimentos, ações e outros tipos de operações financeiras. O software é equipado com ferramentas para o planejamento financeiro e cálculos do imposto de renda. Para baixá-lo, é necessário preencher um cadastro antes no site do fabricante.

4 – Controle Diário de Despesas: nessa planilha, há campos para anotar todos os gastos do dia a dia, como a compra de um cafezinho, a taxa de um estacionamento, a gorjeta do garçom, o bilhete do metrô, entre outras coisas. Se preencher direitinho todos os campos, dá para descobrir, em uma semana, quanto gasta com miúdos. Com essa informação, o internauta descobre onde deve economizar.

5 – Controle Financeiro Pessoal: com essa planilha para o Excel 2007, o internauta descobre o destino do salário do mês. Nela, você informa os valores dos gastos habituais e das contas, como educação, lazer, vestuário, animais de estimação, entre outros tipos de despesas. Feito isso, fica fácil identificar onde está o descontrole financeiro. Quem tem a conta no azul também pode usar a planilha para acompanhar os gastos mensais e planejar os investimentos.

6 – Orçamento Mensal Pessoal: desenvolvida pelo pessoal da Microsoft, essa planilha tem recursos para o internauta organizar os gastos e os ganhos do mês. Ela, inclusive, vem com fórmulas já montadas para o internauta calcular o quanto gasta com as contas mensais, como moradia, alimentação e entretenimento, entre outras coisas. O bacana é que a planilha tem campos para o gasto planejado e o gasto real. O arquivo funciona apenas com o Excel 2007.

7 – Contas Pessoais 2: apesar da interface um pouco complexa, esse software tem ferramentas para o registro dos gastos do dia a dia. O software é bem competente e elabora gráficos que mostram para onde está indo dinheiro ganho no mês.

E você, já tem se planejado para o próximo ano? Conhece outra ferramenta que possa auxiliar os amigos leitores por aqui e queira compartilhar conosco? Aproveite, este espaço é todo seu!

Download dos programas gratuitos para administrar finanças pessoais

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Erik
  2. Romulo F.F.
  3. Carlos
  4. Vinicius
  5. Aline Meireles