7 maneiras para manter-se atualizado na carreira de TI – e decidir melhor

Quando pensamos em tomar uma boa decisão sobre nosso futuro na carreira profissional de Tecnologia da Informação, onde as opções a se seguir se multiplicam a cada ano, sempre bate aquele medo de fracassar, por mais otimistas que sejamos.

Apostar numa decisão drástica de mudança, para quem quer vir para a área de TI, mesmo com todo o boom ques estamos vivendo em termos de oportunidade e diversidade de trabalho, exige sim muita coragem e consciência de que existe, de fato, a chance de se fracassar.

Mas o que fazer, deixaremos então que o medo trave nossas ações e restrinja nosso futuro? De maneira nenhuma! Devemos seguir em frente, e uma forma de minimizar o pavor de fracassar é conhecer mais do terreno onde planejamos pisar. Isso mesmo, informação é a chave para nos imunizar contra o medo paralizante do desconhecido.

Para que você encontre informações preciosas que lhe ajudem nesse sentido, veja as 7 dicas abaixo, do site CIO. Elas apresentam formas de se buscar atualização na carreira profissional, seja ela a sua carreira atual ou um novo objetivo de carreira para o futuro:

1. Acompanhe notícias do setor
Os dias de procurar manualmente por notícias sobre um assunto específico acabaram. Hoje você pode facilmente configurar alertas de e-mail que irão  notificá-lo se um novo conteúdo online estiver disponível. E você ainda pode filtrar a informação, configurando o alerta apenas para notícias sobre um termo específico, ou uma combinação de temas .

Uma boa fonte de alertas é o Alertas do Google. Para se inscrever, basta visitar a página do serviço, ou entrar no Google e pesquisar por qualquer notícia. Nesse ponto, você terá a opção de adicionar a busca em seus alertas. Na página de alertas, escolha a palavra-chave ou frase, bem como o conteúdo sobre o qual deseja ser alertado a respeito, bem como a frequência em que deseja que os alertas sejam enviados.

2. Conferências, seminários, cursos
Além de manter-se atualizado através das notícias, não deixe de investir em cursos, seminários e conferências. Os livros podem proporcionar educação adicional, mas os cursos terão um peso maios. Você não pode acrescentar “li o livro tal” ao seu currículo. Conferências e seminários não só expõem você a informações atualizadas, como também o ajudam a estar em contato com as principais autoridades e com fornecedores da indústria de TI, bem como a investir no networking com seus pares.

3. Certificações
CIO como um artigo recente apontou, ” certificações indicam aos empregadores que você levará o seu trabalho a sério e que está qualificado para trabalhar com a tecnologia em questão. “Ao escolher seletivamente certificações aplicáveis a sua área de especialização, você pode permanecer continuar  adicionando itens à sua lista de qualificações.

4. Frequente comunidades de usuários
Comunidades online de usuários têm sido ferramentas úteis para os profissionais de TI.
Particularmente úteis para os desenvolvedores que procuram conselhos de seus pares, as comunidades de usuários também são formas eficazes de ficar atualizado com as últimas tendências e técnicas para sua área específica de experiência em TI. A maioria das comunidades tem fóruns de discussão, FAQs, bases de conhecimento, etc.

5. Revistas especializadas
Felizmente para os profissionais, revistas são baratas ou gratuitas – a maioria exige simplesmente  que você preencha um formulário de qualificação, curto, para ter acesso aos artigos. Se você, qualificar, você tem as revistas impressas e / ou digitais enviados, sem nenhum custo.

6. Blogs da indústria
A Internet está cheia de pessoas que querem expressar suas opiniões sobre praticamente qualquer assunto. Portanto,  não é nenhuma surpresa que haja  abundância de blogs escritos por e para profissionais de TI. Os blogs são uma boa maneira de se manter atualizado sobre tópicos específicos, empresas ou segmentos da indústria.

7. Redes sociais
Obviamente, a rede social entra em jogo quando você está tentando ficar atualizado no setor de TI – é uma parte enorme da vida online, não apenas para os usuários finais. Participando de redes sociais é fácil manter-se atualizado com as tendências do setor, fazer contatos valiosos e tornar-se uma referência em sua área de atuação.

Muitas opções, não? E claro, muitas delas com baixíssimo custo, bastando apenas um pouco de organização para arrumar um tempo para explorá-las.

Não tente simplesmente adivinhar sobre o mercado ou ficar apenas na opinião de uma ou outra pessoa. Use e abuse dessas possibilidades de atualização profissional destacadas acima para diminuir as chances de erro antes de apostar na próxima especialização ou guinada na carreira profissional.

Até porque uma boa especialização na área de TI custa deverá custar bastante do seu suado dinheirinho e uma aposta equivocada pode fazer com que seus planos tenham que ser adiados. E claro, a idade não volta mais e nada é tão valioso que o nosso tempo, não tem preço.

Na minha carreira profissional tomei decisões que não tomaria com o esclarecimento que tenho hoje, e isso é fruto de muita pesquisa e conhecimento adquirido do mercado de TI. Bem, está aí, espero que erre bem menos do que eu, ok?

Então, por que arriscar de olhos fechados? Pense nisso…

As 7 dicas em destaque são do site CIO.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

2 Comentários

  1. Marcelo Melo
  2. Vinicius

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *