7 dicas para você sair no horário certo do trabalho – pode acreditar que isto é possível

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E então, anda trabalhando muito? longas jornadas no trabalho, com hora somente para entrar no escritório e sair somente Deus sabe quando?
Temo que, infelizmente e provavelmente, diga-se se passagem, sua resposta será sim. O ritmo a que somos submetidos hoje em dia é alucinante e acima de tudo, maléfico para a saúde e mesmo para a carreira profissional.

Como somos humanos,puramente humanos neste começo de século 21, nada de ciborgs ainda, é certo que nosso espírito e nosso corpo vão cobrar a conta, mais cedo (o mais provável) ou mais tarde. Portanto, está na hora de comecar a dizer não, a impor seus limites.

As empresas treinam seus lideres para tirar o máximo de suco dessa laranja ai (eu e você) e se formos condescendentes, seremos certamente dominados e condenados a sempre entregar mais do que prometemos, ir mais além das nossas forças no sentido mais negativo do termo, que é quando você literalmente se mata e não aprende, não desenvolve nada novo, não progride na carreira.

E quando damos conta dessa situação, bate o desespero e os menos corajosos vao descontar em quem nao tem nada a ver com o enredo, sofre pai e mãe, conjuge, cachorro, gato…

Então, dê um basta. Chega de ceder para tudo e todos.Entenda seus limites. Você tem o direito de errar, de atrasar de vez em quando de confessar que não será capaz de responder ao prazo dado. E isso em todas as esferas da vida, pois a pressão demasiada nem sempre vem da empresa, do chefe. As vezes a própria familia e amigos fazem o papel no mal nessa estória.

Pensei muito nessas questões depois de ver essas dicas abaixo, publicadas pelo UOL. Embora pareçam simples, podem salvar vidas. Literalmente. Afinal, estresse, depressão, matam e matam muito.
Pequenas atitudes que, quando tomadas com disciplina e seriedade, podem fazer seu trabalho fluir melhor e acredite: com o tempo as pessoas vao aprender a respeitar o seu tempo. Veja:

1 – NÃO ACEITE TUDO

Colocar limites pode parecer difícil, mas é necessário para que você não sobrecarregue sua jornada. É preciso aprender a dizer “não”.

2 – CUIDADO COM A TECNOLOGIA

“Hoje em dia, a tecnologia faz com que a gente leve o trabalho para fora do escritório: o celular do trabalho, o notebook para checar e-mails etc. Também é preciso se desligar”, diz Aznar.

3 – COMPARTILHE SUA AGENDA

É simples e funciona. Comece a compartilhar sua agenda com a equipe. Se as pessoas já souberem quais horários você tem reservados, começarão a se organizar melhor para falar com você ou te pedir coisas.

4 – SEPARE UM TEMPO

Ser assertivo é essencial. Separe determinados horários para ler e-mails, fazer reuniões, ler jornais etc. Se você cumpri-los, não terá problemas por acumular as tarefas ou deixa-las de fazer porque está sobrecarregado.

5 – ESQUEÇA O ‘WORKAHOLIC’ QUE EXISTE EM VOCÊ

Segundo Aznar, as empresas precisam começar a apontar o perfil de “workaholic” (profissional viciado em trabalho) como algo não desejado. “Nós queremos que nossos executivos cumpram suas obrigações, mas para isso, precisamos dar tempo para ele descansar ou se divertir.”

6 – DELEGUE FUNÇÕES

Se você está em uma posição de liderança, pode delegar funções para a sua equipe. Não adianta ser um chefe querido se você deixar de atender coisas importantes porque não tem a competência de delegar.

7 – NÃO PROCRASTINE

Seja assertivo nas suas funções, cumpra sua agenda e não deixe as coisas para depois. “Quando um e-mail chega com um pedido, ou você resolve na hora, ou delega essa função para outra pessoa. Não deixe para depois”, diz Aznar.

No mais, lembre-se de saber dizer não com sabedoria, com lógica. Explique o porque nao conseguirá entregar o pedido naquele prazo ou assumir aquele novo compromisso, ou cargo, o que for. A imagem a passar deve ser não de alguém que foge das responsabilidades, do trabalho, mas ao contrário, de alguém que é consciente que já tem coisas suficientemente importantes sob seus cuidados a serem entregues dentro de um prazo humano, já acordado previamente.

Exeções existem, antes que você me pergunte, claro. Um incêndio pode ocorrer aqui ou acolá, mas ninguém consegue sobreviver por muito tempo dentro da fogueira. O trabalho vai estar lá lhe esperando no outro dia, portanto, respire. Fazendo assim, você valoriza sua mão-de-obra, sua carreira e de quebra, de todo mundo que lhe rodeia.

Tente, devagar para não assustar, e você vai se surpreender que ninguém vai morrer com essa sua mudança de comportamento. Isso também significa ser dono da própria carreira profissional.

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Discussão

  1. Renato

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