7 dicas para evitar que problemas de comunicação no ambiente de trabalho afundem sua carreira profissional

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“Nós não falamos a mesma língua…” Esta é uma fala muito comum no ambiente de trabalho, e um fato estressante, por sinal, mas pode ser mais estressante ainda quando a falta de sintonia na comunicação é entre o subordinado e seu chefe. É aí que o caldo começa a azedar de vez se não tivermos cuidado.

É duro quando deduzimos algo que é aparentemente muito óbvio para nós e nosso chefe vem outro dia numa nova reunião e diz que pensamos justamente o contrário do que ele quis dizer. E aí, adeus prazo nos projetos, o retrabalho (re)começa e o estresse e conflitos se amplificam.

E não adianta simplesmente trocar de empresa achando que somente por isso vai melhorar. Esse é um mal que acomete empresas desde as menores até as grandes e globais e também independe do nível educacional e profissional dos envolvidos no conflito.

Existem muitas variáveis e entre elas uma bem difícil de controlar muitas vezes é o humor. Apesar de todo conhecimento de técnicas de uma boa comunicação corporativa, podemos estar com a cabeça no mundo da lua num determinado dia e perder muitas informações importantes numa discussão de trabalho.

O site da exame citou 7 dicas muito valiosas para que pretende melhorar seu nível de comunicação no seu ambiente de trabalho em todos os níveis da hierarquia lá existente, veja:

1. Saiba ler os sinais

Isso é quase uma arte. “Entender o que o chefe deseja através de seus sinais corporais, emotivos e sensoriais pode ser uma excelente estratégia de conhecimento e desenvolvimento dessa relação”, avalia Casella.

Lembre-se de que boa parte de uma conversa é captada através do que não é dito, fazendo com que você também tenha que aprender a entender a linguagem não verbal. “Para isso, uma competência essencial é a empatia entre as partes. Aprender a entender o que o outro quer prestando atenção nas informações gerais é uma ótima saída”, revela Guimarães.

2. Use a intuição

Para que você entenda o outro é preciso entender quais são os objetivos dele. “Pense o que o seu chefe quis dizer com o pedido e onde ele pretende chegar. É preciso entender a intenção do outro e para isso basta usar a intuição, que vai além do que a pessoa solicitou”, conta Guimarães.

3. “Quer dizer que…”

Tentar repetir o pedido com outras palavras também evita que problemas na comunicação. “Uma estratégia interessante é apelar para a velha e boa expressão ‘quer dizer que’, emendando a sua percepção e deixando lacunas para que o próprio chefe complemente”, ensina Casella.

Você pode, também, lançar mão do “isso significa também que”, buscando criar identidade e significado na fala do seu superior. “Mas, dependendo do chefe, isso pode gerar uma auto-defesa, e aí é preciso um recuo estratégico. Porém, se o chefe avançar e colaborar, trata-se de um poderoso instrumento da melhoria da sintonia”, complementa o profissional.

4. Recorra a colegas mais antigos

Conversar e pedir conselhos aos colegas mais antigos também pode ser uma boa pedida. “Eles poderão ajudar na leitura das solicitações do chefe, além de passarem a você o histórico de comportamento”, expõe Casella. Mas, nesse caso, também esteja pronto para colocar um filtro no que você vai ouvir para não se deixar contaminar com antigas mágoas da relação do colega com o chefe.

5. Acompanhe e conduza

A estratégia nesse caso é acompanhar o que é dito para depois conduzir o raciocínio. “Devemos acompanhar o interlocutor, em certo aspecto, até concordar, acompanhar novamente para, somente depois, conduzir nossas ideias. É como uma dança. Acompanhe os passos, acompanhe de novo e, depois, quando estiver mais confortável, inicie a condução”, explica Casella.

6. Questionamentos na medida certa

Caso nenhuma dessas medidas tenha dado resultado, seja mais direto e pergunte o que foi que o seu chefe quis dizer. “Mas tome cuidado: questionar tudo quando o chefe não deixa claro e tentar saber o detalhe do detalhe pode ser perigoso e estressar a relação. O funcionário pode, e deve, perguntar. No entanto, com moderação, entendendo o limite de quando poderá estar sendo inoportuno com a liderança”, aconselha Casella.

7. Confie no seu chefe

Assim como em outros relacionamentos, a confiança faz a diferença com o chefe e também é muito importante para que o entendimento entre vocês seja mais fácil. “Se você confia no outro, deve pensar que ele tem boas intenções. Então, ao questionar o seu chefe, diga que, apesar de saber que ele pretende fazer algo positivo com tal pedido, você não entendeu qual seria o propósito da realização”, sugere Guimarães.

Bem, não dá para fugir do problema, simplesmente. E também não adianta enfrentá-lo com as armas erradas, ainda mais se você é o de menor nível hierárquico na discussão (já sabe quem deve vencer, não é, independente de quem esteja errado…).

Outra dica importante: formalize por escrito as decisões mais importantes, por email, e peça confirmação do entendimento, também por escrito. Assim, você estará melhor resguardado contra esse tipo de problema tão comum e que costuma ter consequências tão nefastas para o bom desempenho de uma equipe.

E você, como tem enfrentado seus problemas de comunicação na empresa? Tem algo a nos acrescentar nesta questão? Fique à vontade!

As 7 dicas em destaque acima são de publicação do site da Exame.

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