7 dicas de um currículo profissional para um candidato a vaga em Tecnologia da Informação

 

Currículo bem feito ajuda mesmo?. Apesar de toda discussão em torno do assunto, acredite, currículo bem escrito, suscinto, visualmente agradável…é ainda um diferencial, segundo pessoal que trabalha em processo de seleção de RH.

Estamos no começo do ano, o que geralmente costuma haver maior demanda de vagas (não só na área de TI), mas não é por isso que temos relaxar e  enviar um currículo criptografado, ou melhor, indecifrável para o potencial empregador, certo?

O site da CATHO publicou, através de artigo da ComputerWorld, uma relação de dicas básicas para não ter seu currículo mal interpretado. Afinal de contas, o currículo é a chave de muitas oportunidades de entrevista, o que justifica a habilidade de se comunicar bem, de se vender através do papel:

Os 7 pontos abaixo são os erros mais comuns:

1. Erros de português

Verifique sempre a ortografia. Erros de português podem acabar com as chances de o candidato concorrer a uma vaga.

2. Fotos inadequadas

Deixe a foto do passeio do parque e da praia para o Facebook ou o Instagram. Escolha fotos com trajes adequados.

3. Letras e papéis coloridos

Carolina lembra que o currículo deve ser agradável à leitura. Portanto, tem de ser discreto. Lembre-se: nada de cores e símbolos. “O ideal para destacar as informações é, no máximo, a utilização de recursos como negrito e sublinhado. Evite também variar os tipos de fonte. Documentos pessoais como RG, CPF, título de eleitor, entre outros documentos, não devem estar no currículo”, lista.

4. Desenhos

Não é indicado inserir imagens no currículo, destaca Carolina. Caso as imagens tenham relação direta com algum trabalho realizado, o candidato deve preparar um portfólio de acordo com a área de interesse, ensina.

5. Margens

Evite esse recurso. Ele pode cansar a vista e afastar o recrutador.

6. Deixe para destacar suas características comportamentais na entrevista

Na elaboração de um currículo, não é adequado mencionar qualificações pessoais, geralmente esses pontos deverão ser identificados no momento da entrevista. “É nessa hora que o profissional terá a oportunidade de falar sobre suas principais habilidades”, afirma Carolina.

7. Páginas e mais páginas de conteúdo

Hoje, lembra Carolina, o profissional tem de pensar em dois modelos de currículo: online e impresso. No caso do impresso, currículos sucintos são mais apreciados pelas empresas, pois comunicam rapidamente o objetivo e as experiências do profissional. Neste caso, o ideal é um currículo elaborado com até duas páginas.

Já no caso do currículo online, diz, o profissional deve se preocupar em passar todas as informações possíveis, que estejam relacionadas a área de interesse, para que seja encontrada rapidamente nas buscas realizadas pelas empresas.

A especialista da CATHO ainda dá outras dicas de pontos básicos a serem estruturados num bom currículo:

1. Dados pessoias (nome completo, idade, endereço, telefone e e-mail)
2. Objetivo profissional. Nesse caso, explica, o candidato pode colocar o cargo desejado ou apenas a área. “Objetivo: TI”, por exemplo
3. Formação acadêmica
4. Nível de conhecimento em Idiomas (caso possua)
5. Cursos realizados
6. Conhecimentos específicos em informática

 

Bem, lembre-se, acima de tudo, que o atendimento ao perfil da vaga é o requisito principal para ser bem sucedido (depois de se fazer entender num bom português, claro).

A experiência, se altamente relevante à vaga, deve ser listada acima de qualquer formação acadêmica, afinal as empresas não buscam diplomas dourados e moldurados, mas sim quem sabe fazer o trabalho e dá prova disso.

Enfim, os pontos acima são bastante relevantes sim, mas principalmente tente vender seu perfil de forma clara, listando projetos realizados, experiência, certificações relevantes, cursos oficiais ou mesmo habilidades adquiridas estudando por conta, mas que possam agregar à empresa, ok?

 

As dicas publicadas em destaque acima são de publicação da ComputerWorld.

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails