6 dicas para aumentar suas chances de sair vitorioso da entrevista de emprego

Por que você acredita ser a pessoa mais adequada para essa vaga? Esta é uma pergunta clássica num processo seletivo a uma vaga, seja na área de TI ou não.

Fato é que, ainda que praticamente todo mundo saiba que ela será feita na próxima entrevista de emprego e apesar do preparo do candidato, ainda assim dá um frio na barriga, uma ansiedade, e por fim uma grande chance de ser evasivo, subjetivo demais. E consequentemente se dar mal no processo seletivo.

Todo aquele trabalho desde a montagem de um currículo profissional, passando pela divulgação cuidadosa nos canais certos pode ir por água abaixo porque na hora H, a da entrevista, o candidato amarela, não consegue se vender adequadamente.

Por isso, alguns especialistas ouvidos pelo site Exame deram algumas dicas, as quais sintetizei em 6 pontos listados abaixo,  os quais gostaria de compartilhar com você:

  • Evite o jargão generalista demais, o tal do “pau para toda obra”, “faço de tudo um pouco”
  • Conheça os valores da empresa para onde se candidata, abusando de informações da internet e de conhecidos
  • Tente criar um link de relação entre suas realizações e a vaga na qual deseja conquistar
  • Mostre entusiasmo quando fala, não esconda seus sentimentos. Deixe o entrevistador ver o brilho nos seus olhos
  • Mostre capacidade de síntese, percepção do que já fez e ainda pode fazer
  • Seja seguro, confiante ao falar

Não é porque tem muita vaga sobrando por aí na área de TI, segundo as pesquisas, que o candidato pode subestimar a fase de preparação para uma entrevista.

Muitas empresas estão se dando o direito de aguardarem até meses para contratar caso não sintam confiança nos candidatos entrevistados. Aliás, confiança é a palavra-chave para muitas coisas na vida, não somente no mundo corporativo.

Na economia mundial, sempre estamos ouvindo sobre como a falta de confiança afeta os mercados e causa instabilidade em todo o sistema financeiro, causando estragos monumentais que respingam em vários países devido a globalização.

Seu desempenho perante o entrevistador vai determinar o nível de confiança na sua capacidade de realizar o trabalho proposto. E obviamente, quanto maior esse índice, mais dentro da empresa voce estará.

E esse desempenho, lembre-se sempre, vai muito, muito além das 2, 3 páginas de um currículo, mais precisamente tendo seu sucesso determinado na entrevista pessoal, no cara-a-cara.

E por último, cuidado com confiança demais. Se você não tem sido bem sucedido nas últimas entrevistas, suspeite que o mundo todo não deve estar fazendo um complô contra você. Quando somos reprovados num processo seletivo não devemos simplesmente partir para outra.

É importante que façamos uma auto-análise para tentar entender até que ponto a culpa foi nossa por nosso fracasso, e assim aprender para evitar os mesmos erros no futuro.

Comece com estas regrinhas básicas antes de partir para  a próxima entrevista. Suas chances de sucesso vão no mínimo aumentar mais um pouquinho.

As dicas foram compiladas a partir do artigo da Exame.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Uma resposta

  1. givaldo

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!