6 Carreiras ligadas a TI que podem Bombar em 2018

Com a recessão ficando para trás, quais são as carreiras mais promissoras em 2018? O UOL listou as 10 carreiras mais promissoras segundo alguns especialistas consultados, mas separei dentre elas as de TI (meu setor de especialização) e as que ao menos tenham forte ligação com a Tecnologia da Informação.

É sempre bom estar antenado nas opiniões de quem estuda o mercado e está de olho nas tendências. Através disso, você pode conseguir uma boa dica para re(direcionar) sua carreira, se for o caso, e assim aproveitar a demanda. Tive o prazer de ouvir de muitos profissionais recentemente sobre como acompanharam as tendências sobre carreira de TI aqui no site nos últimos anos e que hoje voltam agradecendo as dicas :).

Veja seis profissões apontadas como promissoras para 2018:

1. Desenvolvedor de jogos eletrônicos
“Cada vez mais, os jogos eletrônicos têm sido utilizados tanto para o lazer quanto para fins educacionais”, diz a professora Anna Cherubina Scofano, coordenadora nacional do curso de Analista de Recursos Humanos da FGV (Fundação Getulio Vargas).
Segundo ela, o objetivo dos jogos é estimular a interação da empresa com o público-alvo –no caso da educação, com os alunos.
Podem atuar nesse ramo designers, programadores, artistas 3D, entre outros. Geralmente, trabalham em estúdios ou agências terceirizadas, que prestam serviços para empresas.

2. Desenvolvedor web
Deve continuar em alta a procurar por desenvolvedores web, especialmente com o aumento do acesso a conteúdos pelo celular. Esse tipo de profissional trabalha com linguagens de programação e desenvolve sites e aplicativos.
“A diferença é que está aumentando a procura por profissionais que trabalhem com desenvolvimento de plataformas mobile [como páginas voltadas para smartphones e aplicativos]”, diz Guillermo Bracciaforte, cofundador da Workana, plataforma para oerta de serviços e contratação de autônomos. Isso porque cada vez mais pessoas acessam conteúdos pelo celular.

3. Especialista em marketing digital
Bracciaforte afirma que deve haver grande procura por pessoas que atuem com marketing digital, especialmente com foco em Google e Facebook.
Dentro dessa área, ele cita os especialistas em SEO (Search Engine Optimization), que busca melhorar o posicionamento de um site nas páginas de busca, como o Google.

4. Infografista
Com o aumento da utilização de redes sociais, Bracciaforte afirma que as empresas estão buscando mais infografistas, profissionais que desenvolvem ilustrações virtuais.
“Esse tipo de conteúdo é bastante utilizado pelas empresas com o objetivo de aumentar a interação com os clientes e gerar engajamento com a marca.”

5. Analista de dados
Com um volume cada vez maior de dados disponíveis (o chamado big data), é necessário um profissional capaz de analisar esses indicadores, sejam da empresa ou do mercado como um todo. “O objetivo é tentar antecipar tendências e identificar movimentos econômicos ou financeiros que possam trazer oportunidade de ganho maior”, diz Juliana.
Ela afirma que, geralmente, atuam nesta área profissionais formados em estatística ou engenharia.

6. Especialista em e-commerce
A área também deve se manter aquecida no ano que vem, diz Marcelo Olivieri, diretor da consultoria Trend.
Para ele, as redes varejistas devem dar preferência aos profissionais com conhecimento sobre market place, uma espécie de shopping virtual: sites de grandes lojas permitem que comerciantes parceiros usem seu espaço virtual para fazer as vendas, em troca de comissão.
Fonte: UOL

E aí, algumas delas tem relação ao que você trabalha/estuda no momento? Talvez com algum curso profissionalizante de curta duração você seja capaz de ajustar seu perfil para atender aos requisitos das carreiras listadas acima, é de se pensar, por que não?

Em 2018, procure se especializar ao mesmo tempo em que acompanha as tendências na sua carreira e indústria, pois o mercado está se aquecendo. É hora de muita gente boa voltar ao mercado e de outros, já empregados, conseguir coisas melhores.
Que tal, vamos nessa? Feliz 2018!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails