5 dicas para fazer um upgrade no seu perfil técnico e destacar-se na sua carreira de TI

Então, como vai seu desenvolvimento profissional na empresa, com relação aos aspecto não-técnicos? Como seus pares, superiores, subordinados o vêem no ambiente de trabalho? É difícil aceitar as vezes, mas podemos ser deixados de lado quando o assunto é promoção, apesar de um ótimo desempenho na parte técnica.

É preciso pensar mais como empreendedor dentro da empresa que não é sua, conhecer melhor o mercado, a concorrência, os produtos, comunicar, influenciar, argumentar, negociar bem… Enfim, tem muita coisa além da parte técnica onde você tem se sobressaído.

E este diferencial, que especialistas da área consultados pelo site da Exame e publicado pela INFO, listaram para orientar melhor eu você nessa jornada complicada entre balancear aspectos técnicos e comportamentais.

Veja os 5 ítens discutidos:

1 – Entenda o negócio – “Parece básico, mas tem sido um diferencial para profissionais de TI”, diz Odair Marcondes, diretor de serviços da CAS Tecnologia, empresa especializada em soluções de automação, armazenamento e leitura de dados.

Conhecer o mercado em que está inserida a empresa, como ela atua, qual é o seu produto é condição fundamental para que o profissional de TI tenha uma visão mais ampla dos negócios, de acordo com Marcondes. “Essa habilidade agrega valor interessante e diminui o tempo de desenvolvimento das soluções de TI”, diz.

“Na parte de negócios são poucos que se destacam, falta aos profissionais essa capacidade de abrir a visão dos negócios”, diz Paulo Kulikovsky, vice-presidente da Certisign, que atua com certificação digital no país. “É importante saber em que mercado está inserido o produto, não apenas codificar dados”, concorda Marcondes.

2 – Tenha a visão voltada pra o cliente – De nada adianta desenvolver a mais eficiente e sofisticada das ferramentas se o cliente não vai conseguir trabalhar de forma fácil.

Por isso, na opinião de Kulikovsky, o olhar do profissional de TI deve ir muito além muito dos códigos que aparecem na sua tela.
“É preciso entender o outro lado da história, pensar no cliente, olhar pelo lado dele”, diz o vice-presidente da Certisign. A proximidade é importante para que o profissional de TI consiga sugerir soluções que atendam às especificidades de cada cliente.

3 – Trabalhe em equipe – Ficar restrito à mesa – sem olhar muito para o lado – é um estereótipo antigo comumente usado na definição dos profissionais de TI. Hoje em dia, postura nessa linha passou a ser um limitador de carreira. “Não há mais espaço para um profissional que, em tese, acha que está tudo certo se ele está fazendo a parte dele”, diz Marcondes.

Apostar na interação com os colegas do mesmo e de outros é uma qualidade muito valorizada. “O trabalho em equipe é importante para que o profissional saiba o que deve fazer para que a engrenagem gere o menor ruído possível”, diz Marcondes.

4 – Aposte na sua capacidade de comunicação e negociação – Vender uma ideia, sugerir, propor e negociar soluções exige do profissional de TI um investimento na sua capacidade de comunicação.

Afinal traduzir a linguagem técnica para quem é leigo não é tarefa das mais simples. “Para isso é essencial conseguir se expressar bem”, diz Kulikovsky.

Do contrário, explica o vice-presidente da Certisign, fica difícil mostrar as pessoas o que foi gerado de valor. “É preciso fazer apresentações ao vivo, redigir relatórios, emails”, lembra Kulikovsky.

5 – Complete os ciclos nas empresas – “Aqui analisamos currículo de uma pessoa que, em dois anos, passou por cinco empresas. Nesses casos a gente já descarta esse profissional”, diz Marcondes.De acordo com ele, a movimentação intensa de carreira (sem muito critério de escolha das empresas) é prejudicial para a qualidade do trabalho .

“O pior é o profissional que pula de um trabalho para outro, porque se ele não fica muito tempo na empresa não consegue agregar valor com a experiência do negócio”, diz Marcondes. Ele lembra que é mais fácil aprender uma linguagem nova de programação do que se inserir em um negócio.

Infelizmente, podemos ficar para trás por questões como essas, apontadas acima, mesmo sendo considerados ótimos profissionais. Outros, que despontam com essas qualidades, acabam assumindo posições que tranquilamente poderiam ser nossas, às vezes por nossa própria culpa colocando-nos fora da disputa ao subestimarmos sua necessidade no desenvolvimento da carreira e do próprio trabalho na empresa.

Leia bons livros relacionados a esses temas, assista a palestras, leia bons artigos na internet e ainda, se puder, faça uma especialização na universidade. Não apenas corra atrás, mas mostre que está correndo atrás, avise quando estiver estudando, faça propaganda de si mesmo (com moderação).

Lembre-se, seu chefe não vai ficar empurrando-o para desenvolver essas habilidades. Simplesmente ele vai favorecer quem busca ter essa visão por si só, o que acaba sendo mais cômodo para ele.

Atualizar-se em tecnicamente é requisito básico de sobrevivência no mundo da Tecnologia da Informação. Porém, se quer vencer a corrida pelas mais altas posições na carreira, a lista acima é só o começo…

As cinco dicas em destaque foram publicadas pela INFO.

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