5 dicas de coaching para realizar suas metas na carreira profissional

| 20 de agosto de 2010 | 3 Respostas

Participar de coaching na empresa é para poucos. Aliás vamos a uma rápida definição desse termo tão comum no mundo corporativo hoje em dia: segundo a RevistaVoceRH , da Abril, coaching é um processo de consultoria que objetiva a melhora da capacidade de liderança de executivos cujo perfil profissional exija desenvolvimento, adequação ou ambos.

E ainda segundo artigo do Convergência Digital, o papel do coach é de facilitador na busca pela realização das mudanças necessárias. Potencializando suas escolhas e contribuindo para melhorar o desempenho diante de determinadas situações”.

Independente de você ser um privilegiado por poder arcar com os custos de um bom coaching, tê-lo de graça ou participar de programas desse tipo na sua empresa – o que não é uma situação comum – apresentamos aqui 5 dicas, de publicação do Convergência Digital, que são transmitidas em processo desse tipo e que podem fazer grande diferença na sua carreira sem bem observadas:

  • Estabelecer metas é essencial: parte dos fracassos na realização do coaching ocorre pela falta de escrever as metas e as datas que as mesmas devem ser alcançadas;
  • Não deixe seu passado interferir nesta nova fase: como em diversas fases da vida, a ‘sombra do que passou’ pode interferir nas conclusões de algumas tarefas. Esqueça a zona de conforto;
  • Como o maior beneficiário do processo será você, a responsabilidade é sua: muitos desejam ter sucesso na vida profissional e particular, porém, se por alguma razão a realização não for por completa, justificará que fatores externos o impediram. Isso é errado;
  • Planeje os resultados esperados para o período escolhido: todos os dias visualize seu objetivo principal. Se o processo for longo, estabeleça etapas para serem cumpridas;
  • Nunca pare de aprender: conhecimento aplicado à prática no dia a dia é fator crítico de sucesso para qualquer área ou objetivo. Ouse tentar acertar e errar. Lembre-se que existem diversos caminhos para chegar a determinado resultado, no coaching você é responsável por descobrir a rota mais apropriada.

Os destaques são meus nos tópicos acima. Podemos ver que não há nada de revelador,  nada de novo nestas dicas, porém sua aplicação dão resultados poderosos. Pude ver (e ainda vejo) os resultados da falta de aplicação dessas lições básicas ao longo de minha carreira, bem como das mudanças positivas de quando as observo com carinho.

Destas lições, destaco como muito importante para mim o fato de não se prender no passado, seja nos fracassos ou nas conquistas. Aprender a extrair as lições negativas, errar diferente, mas não remoer o passado, que não volta mais, não pode ser mudado. 

Podemos, com ousadia, coragem e disciplina construir um futuro diferente. Essa mudança não começa na economia, no bairro onde moramos ou mesmo dentro de casa. Começa dentro de nós mesmos. Isto não significa dizer que seja um processo fácil, definitivamente…

E você, tem conseguido aplicar as lições citadas aqui? Deixe seu comentário! 

As 5 dicas foram extraídas do artigo de ConvergênciaDigital – Terra.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Tags: ,

Categoria: Carreira, Comportamento

Sobre o autor ()

Deixe sua Resposta

LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com