5 atitudes que todo profissional de TI pode praticar para ter uma carreira de sucesso em 2012

Seus objetivos de carreira deste ano já estão bem delineados? Será que não falta nada na sua lista de prioridades? Elisa Inácio, gerente de seleção da Luandre, através de artigo do UOL, detacou um resumode 5 pontos que são essenciais para todo profissional que busca um carreira ascendente e promissora neste ano, e é o que gostaria de compartilhar com você hoje.

Dirigir a própria carreira, fazer acontecer um bom futuro exige muita coragem e responsabilidade. Sempre é mais fácil empurrar a responsabilidade de nossa situação a terceiros (obviamente quando configura em fracasso), mas podemos lutar contra essa tendência de comportamento natural do ser humano.

Não se trata de nada que não tenhamos ouvido ou visto nos últimos tempos, mas certamente retrata pontos que são, em sua totalidade, imprescindíveis para o desenvolvimento profissional de qualquer pessoa que busque um algo a mais para sua carreira.

Veja as dicas que ela apresenta abaixo:

1 – Crie metas

É fundamental ter em mente quais são seus objetivos. Coloque num papel as metas que você pretende alcançar num período de seis meses, um e cinco anos. Depois liste quais são os pré-requisitos e os passos necessários para atingir seu objetivo.

2 – Busque atualização profissional

O profissional moderno não pode parar de se atualizar nunca, sob o risco de ver suas habilidades e conhecimentos ficarem obsoletos no mercado. Conhecimentos em informática e em redes sociais são obrigatórios para algumas funções. Pós graduação, cursos de curta duração, simpósios, palestras, são sempre bem avaliados na hora de uma promoção ou de uma nova colocação.

3 – Domine outras línguas

Não existe solução milagrosa. Dominar plenamente uma língua estrangeira leva anos. Então mesmo que você não vislumbre uma oportunidade em que vá usar esta habilidade no curto prazo, o ideal é ir se preparando e mantendo o seu inglês e espanhol afiados.

4 – Pratique o networking

Estar sempre em contato com outros profissionais vai te ajudar a identificar oportunidades e ter uma visão mais ampla do que acontece no mercado. Quando pensamos em alavancar nossa carreira, nada mais indicado que buscarmos nossa rede de contatos profissionais para compartilhar experiências e também nos mantermos atualizados do que é tendência no mercado e em empresas concorrentes.

5 – Sinta o mercado e busque desafios

Coloque seu currículo no mercado de trabalho. Não apenas como forma ativa de uma busca para nova colocação, mas também como maneira de “sentir” o que o mercado procura.
Esteja aberto às novas experiências e não tenha medo de se arriscar. Para que haja mudanças é imprescindível que passemos por desafios em nossa vida profissional.

 

E então, alguma dessas não consta na sua lista? O que é mais prioritário para você hoje? No demais, lembre-se de acompanhar suas metas para que possa corrigir desvios de rotas desnecessários ao longo do caminho, comum com tanta coisa por aí desviando nossa atenção.

 

As cinco dicas acima relacionadas foram extraídas do site do UOL.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Nenhuma resposta

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *