4 passos infalíveis para uma carreira profissional de sucesso

Compartilhe isto com seus amigos!

duvida-carreira-planejamento-informatica-ti

O que você quer para sua carreira profissional neste ano?

Uma pergunta que é tão comum quanto difĩcil de ser respondida, o que aflige a muitos. Entra ano e sai ano, nos deparamos com nossa imagem no espelho e muitas vezes as únicas diferenças que notamos em nossas vidas são alguns sinais de envelhecimento.

Parece que nada em nossa carreira profissional teve uma mudança significativa que pudesse ter um impacto positivo em nosso nível de felicidade e satisfação. Claro que podem existir muitos motivos para que as coisas não saíssem como imaginávamos.

Mas certamente, um dos motivos para isso passa provavelmente por uma mudança interna não planejada, ocasionada por mudanças externas, como por exemplo, uma mudança de cidade, desemprego, problemas familiares, crise econômica, etc. Fatores externos como esses podem forçar-nos a mudar os planos no meio do caminho.

O problema não é ter que mudar, mas essa mudança tem que ocorrer de forma estruturada para que não termine como mais uma tentativa frustrada. Eu também estou aprendendo a lidar com isso, e como tem funcionado comigo, gostaria de compartilhar minha estratégia com você, que sempre tem estado por aqui conosco:

1- Redescubra sua vocação

Reavalie-se. Ao longo do caminho, podemos descobrir coisas novas sobre nós, novas paixões, habilidades e prazeres que podem expandir nossas opções de carreira. Muita gente ainda pensa que esse processo é único no tempo, a ocorrer no começo da carreira ou do curso técnico universitário, e que depois temos que conviver com nossas escolhas. Mas muito pelo contrário, SEMPRE podemos mudar nossa trajetória, sejam essas mudanças pequenas ou mesmo radicais, de 360 graus.

2 -Busque especializações baseadas em suas novas descobertas

Uma vez redescoberta vocação, devemos buscar os caminhos para atingir a excelência na carreira escolhida. Isto inclui formação e muita informação, pago e gratuito espalhados pela web. Entenda os pré-requisitos, obstáculos, riscos, custos e tempo envolvidos para promover essa mudança.

3 – Atualize seu dados de divulgação online

Feita a lição de casa acima, atualize seus dados online. Se você tem um site/blog , conta no linkedIn, currículos espalhados em sites pagos e gratuitos, terá um certo trabalho para por tudo em dia, porém estará começando a construir sua nova imagem perante o mercado de trabalho. A internet pode trazer uma grande visibilidade para sua carreira, se bem utilizada. Divulgue sem dó seu novo perfil e aspirações de carreira.

4 – Envolva-se com o seu mercado – Networking

Agora que você redefiniu e publicou novamente seu currículo e perfil nos sites mais relevantes para sua carreira, deve ingressar com essas novas informações nas redes sociais relacionadas com seu novo perfil. No Facebook e LinkedIn você provavelmente vai encontrar  muitos grupos específicos, além de fórums com acesso gratuito na internet onde pode participar interagindo com profissionais mais experientes e ajudando outros que ainda estão iniciando. No twitter, siga empresas e profissionais experientes na sua área, compartilhe, pergunte, troque dicas. Cada ação é um aviso para o seu mercado de que você está ali, disponível, aumentando assim suas chances de indicação.

O processo de  4 passos acima se aplica a qualquer carreira profissional e em qualquer fase da vida, do estagiário ao mais experiente profissional. E deve ser aplicado não somente uma vez nem duas, mas várias vezes, até num mesmo ano, simplesmente porque o mercado, enfim, a vida é dinâmica.

Talvez neste ano isto ocorrerá com você ao ter que aplicar mais de uma vez esses passos em sua carreira profissional, mas acredite, quanto mais rápido respondermos as mudanças externas, lapidando-nos e permitindo-nos lapidar, melhor seremos como pessoas e profissionais, mais assertivos e realizados.

E quanto a felicidade, bem, estaremos um passo a menos de alcançá-la.

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!