12 dicas para ajudar em sua ascenção de técnico para gerente

direcao_carreira

Durante muitos anos a maioria de nós, profissionais de TI, busca aperfeiçoamento de habilidades técnicas através de cursos, certificações, testes de novos produtos (nem que seja por curiosidade), participãção em vários projetos, consultorias externas…

Enfim, fazemos uso de uma infinidade de recursos para manter-nos atualizados, prontos para responder na medida do possível, com convicção sobre se tal ferramenta é capaz de fornecer determinada solução ou não. Assim somos reconhecidos como experts naquela tecnologia pelas pessoas que nos rodeia no dia-a-dia e comunidades de que participamos virtualmente.

Mas o tempo passa e muitos de nós ficam em dúvida sobre o que fazer a seguir: continuar na carreira técnica, talvez seguindo como um consultor especialista ou dar um passo diferente, rumo a uma carrreira gerencial. Lógico que a escolha de um ou outro caminho vai depender do perfil de cada um, e o melhor caminho é aquele em que você se encontra feliz e realizado em trilhá-lo, uma direção tomada exclusivamente por sua vontade e não como consequência de pressões externas ou falta de mais opções.

Mas se você, como muita gente de TI, pretende seguir uma carreira gerencial, há algumas dicas compartilhadas pelo pessoal da Monster.com, um dos maiores sites de recrutamento e seleção online do mundo, que vale a penar seguir se você quer ser visto como um líder em potencial por seus superiores, colegas e pelo mercado de trabalho:

  1. Expanda sua visão
  2. Pense além de sua compania e indústria
  3. Seja um motivador
  4. Resolva problemas
  5. Apareça para os gerentes
  6. Network
  7. Exercite a influência
  8. Fortaleça-se
  9. Seja um comunicador
  10. Vista-se como um gerente
  11. Tenha um MBA
  12. Veja se gerenciar é uma função que realmente lhe agrada

Você percebeu que, na maioria dos casos, somos promovidos para a posição cuja função já exercemos há algum tempo? Isso é viver nossos objetivos, não apenas traçá-los. O item 10, apesar de tratar mais sobre uma apresentação pessoal, acredito podermos estender seu sentido para algo mais profundo, para além da aparência física, vivendo nossa futura posição, não perdendo oportunidades de mostrar do que somos capazes.

Não esqueça de acessar o artigo, via link abaixo, para poder entender melhor cada ponto citado, já que nem todos são auto-explicativos.

E você, se decidiu quanto ao futuro de sua carreira nos próximos anos? Vai seguir se aprofundando tecnicamente ou pretende extender seu conhecimento horizontalmente em busca de oportunidades gerenciais? Além disso, qual dos pontos citados acima você acredita ser mais importante nessa escalada?

Ah, se gostou deste artigo e deseja receber atualizações sobe novidades da área de TI, aproveite para fazê-lo bastando para isso assinar nosso feed ou cadastrar seu email, como 850 pessoas já fizeram! 😉

Veja o artigo completo, em inglês, no Monster.com.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Uma resposta

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!