10 Tecnologias que você não pode perder de vista em 2011

Um dos mais respeitados institutos de pesquisas do mundo, o Gartner, divulgou a lista das 10 tecnologias transformadoras, que causarão grande impacto no mundo nos próximos anos.  E nós, profissionais de TI, devemos ficar ligados nas opiniões de especialistas e nos preparar para as transformações, que aliás já começaram. Pensar bem nestes últimos dias de 2010 que ainda que restam é o primeiro importante passo para uma carreira mais bem sucedida na próxima década que se incia.

Todo movimento que tomamos em nossas carreiras (ou ainda a ausência dele, a inércia) tem seu reflexo, imediato ou não, na qualidade dos resultados que produzimos e a soma deles influencia por último na satisfação profissional e pessoal.

Problemas estruturais, políticos e sociais de nosso país à parte (se é que é possível abstrair de tudo isso), não podemos deixar de tomar as rédeas de nosso desenvolvimento, trazer a responsabilidade para nós mesmos ao assumir os riscos e aceitar as consequências, sabendo que as coisas podem sair bem diferente do esperado, para o bem ou para o mal.

Veja a lista abaixo e prepare-se para as novas mudanças:

  1.  Computação em nuvem
  2.  Dispositivos móveis e tabletes
  3.  Análise de BI avançada
  4.  Análise social
  5.  Tecnologias de mídias sociais
  6.  Vídeo como mídia e como conteúdo
  7.  Percepção de contexto computacional (“context awareness computing”)
  8.  Computação em todos os lugares (“ubiquitous computing”)
  9.  Memória flash
  10. Computação em malha de rede (“fabric computing”)

Se há alguns termos na lista que você não ouviu a respeito ainda, dê uma pesquisada na internet. Certamente vai achar uma fartura de artigos especializados sobre estes temas, especialmente em inglês. O artigo da ComputerWorld que trouxe esta lista, entitulado “Cloud computing é o maior desafio da carreira em TI” traz um bom texto sobre as influências dessas tecnologias na vida dos profissionais de TI, motivo pelo qual eu altamente recomendo a leitura.

O artigo cita o Brasil como um país mais propenso à aderência de tecnologias como Computação em Nuvem (Cloud Computing) pela questão de redução de custo por parte das empresas, mas fico ainda com um pé atrás em relação à falta de infraestrutura de banda larga adequada no país para suportar serviços dessa natureza com confiabilidade. Claro que a pressão da chegada da Copa do Mundo e das Olimpíadas deve adiantar um pouquinho o desenvolvimento da infraestrutura tecnológica por aqui (ou pagaremos um enorme mico).

Mas como disse no início, cuidado para não ser contaminado psicologicamente com as dificuldades do país e acabar paralisando seu desenvolvimento pessoal e profissional. Temos uma facilidade enorme em encontrar desculpas para tudo, principalmente fora de nossa responsabilidade. Não faça como a maioria, prepare seu próximo movimento, a grande jogada. Pense estrategicamente na sua carreira e acredite, você pode fazer um ano de 2011 muito melhor do que fez neste.

E você, da lista apresentada qual acredita ser a mais promissora no Brasil em termos de mercado de trabalho? E a que menos parece interessante?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails