10 Mandamentos para começar bem o novo emprego em TI

Sua Carreira em TI: Encaixe-se na nova empresaUm dos sentimentos mais marcantes, misturado com medo, expectativa, apreensão, esperança ocorre no primeiro dia no novo emprego. Tudo parece tão novo, o ar parece diferente, a recepcionista e os seguranças parecem mais sorridentes e amigáveis e você tem aquele sentimento que agora sua carreira em tecnologia vai realmente decolar.

Você está muito positivo, principalmente se esse for aquela oportunidade em que você esperava com tanta expectativa que saísse, aquele processo seletivo que mais parecia uma gravidez dado a demora das respostas e fases que você teve que enfrentar para chegar lá. Porém iniciar num novo emprego não é tão fácil assim como parece e então logo no início você começa a sentir que não se encaixa no grupo, como uma peça que estranhamente sobrou no quebra-cabeça.

Por isso, vamos listar 10 mandamentos que poderá seguir para que você, digamos, desencabece a lista de dispensas da empresa em períodos de crise, ou pior ainda, em períodos de prosperidade!

1 – Não compararás seu novo emprego com o anterior de 5 em 5 minutos
Está aí uma tarefa muito difícil, vamos ser honestos, mas como irrita aquela pessoa que de 5 em 5 minutos diz: “Ah, na empresa onde eu trabalhava, a cadeira era mais confortável, o mouse era sem fio, blá bla´bla”. É muito difícil nos desvencilharmos de nossas experiências vividas assim como é inevitável a comparação. Porém não é inevitável que essa comparação fique somente em nossa cabeça, seu chefe e demais colegas de trabalho não precisam ficar sabendo disso a toda hora. Assim você evita também a perturbadora pergunta: “Então por que você saiu de lá se era melhor???”.

2 – Não criticarás seus colegas de trabalho
Não critique a atitude e forma de trabalhar de seus colegas, como julgamentos com desprezo com relação as atividades que lhe são conferidas ou ainda metendo o bedelho nas atividades alheias com expressões do tipo “Não conseguiu fazer isso? é muito fácil!”. Sua posição neste reinício de carreira na nova empresa é observar os comportamentos e atitudes de todos à sua volta Não saia simplesmente procurando defeito em tudo e achando que é a solução para todos os problemas do departamento, isso mostrará um grande sinal de imaturidade de sua parte.

3 – Não agirás com arrogância
Ninguém está interessado em saber como você era importante e respeitado na empresa em que trabalhava. Não subestime o trabalho de seus colegas. Espere, estude melhor a empresa para entender porque aquilo é feito daquela forma. Não seja precipitado em suas análises.Você pode até ser mais o experiente do grupo, mas guarde suas considerações para quando for perguntado, e quando chegar a hora, fale com humildade e respeito.

4 – Não falarás demais
Bom, no seu primeiro dia de trabalho você começa a conhecer seus novos colegas de trabalho e sem demora começa a colocar apelidos em cada um, faz brincadeiras sem graça com pessoas que mal acabou de conhecer, e usa tom malicioso para tudo o que se diz. Não queira ser rotulado por seus colegas de trabalho como uma matraca corporativa ou coisa do gênero, ainda mais com pessoas que você acabou de conhecer e não sabe realmente a posição daquela pessoa dentro da companha, pois você pode acabar se colocando em situações constrangedoras.

5 – Não falarás de menos
Seu chefe entra na sala, lhe dá uma lista de tarefas a fazer e diz que quer pronto no final do dia. Você então fica para olhando estarrecido para as tarefas a fazer sem ter a mínima idéia de como começar. O tempo passa e no final do dia seu chefe aparece para checar o término do trabalho, e qual a surpresa? Não espere que o chefe fique em cima de seu trabalho perguntando se está tudo bem, se você realmente entendeu o que deve ser feito. Pergunte, e se ainda não entendeu, pergunte novamente e rascunhe e mostre ao seu superior se preciso for para ver se você realmente compreendeu a tarefa a ser executada.

6 – Conhecerás as regras da empresa como a ti mesmo
Estude a empresa, sua cultura, seus processos. Acredite, você pode aprender muito com aquele estagiário muito mais jovem que você, por um simples motivo: ele está mais tempo nessa empresa que você. É fundamental prestar muita atenção as informações passadas, comparecer aos treinamentos internos, escrever um resumo sobre as informações mais importantes, como nome e posição das pessoas que acabou de conhecer, endereço dos recursos na rede à sua disposição e outras informações que acabarão servindo posteriormente como um manual para futuras consultas.

7 – Não abusarás da internet e demais recursos da empresa
Você, nos primeiros dias de trabalho acessa aqueles sites impróprios na empresa, fica horas navegando na internet, imprime aquelas apostilas intermináveis sem autorização da chefia, pendura-se ao telefone para assuntos particulares. Essas são apenas algumas situações que podem pôr em risco sua reputação e seriedade profissional dentro da empresa.

8 – Manterás uma boa aparência
Fique atento a forma de se vestir em sua empresa. Se você é mulher, não se vista de forma a mostrar seus dotes femininos, o que pode parecer como uma proposta indecente ao mais “inocente” colega de trabalho do sexo oposto. Se você é homem, se vista discretamente. Deixe as roupas ultra-coloridas para as festividades de fevereiro e fora do local de trabalho. Você não vai querer ser lembrado como “o cara da camisa abóbora com calça verde”, vai?

9 – Não chegarás atrasado
Você está desenvolvendo bem seu trabalho, mas como na empresa anterior, você chega atrasado constantemente, seja após o almoço, no início do expediente no escritório ou até mesmo em visita a cliente. A cultura muda de empresa em empresa, onde chegar atrasado numa determinada empresa pode ser normal, em outra pode ser um pecado capital, e pôr a perder sua promissora carreira, por mais absurdo que isso lhe pareça.

10 – Não corrigirás seu chefe
Existe uma grande diferença entre corrigir e corrigir com inteligência. A última opção e mais recomendada é quando se fala em tom de sugestão de melhoria, ainda que do ponto de vista técnico você tenha certeza de que a teoria ele está errado. Utilize palavras do tipo “tenho uma sugestão. não seria melhor se…”. Evite expressões do tipo “Isto está errado, é um absurdo…”. Dependendo de sua experiência na função, poderá ser considerado uma ameaça para a posição dele na empresa..aí meu amigo, você acabou de ganhar um inimigo de peso, que leva vantagem sobre você por ter a credibilidade dos colegas e já ter uma história na organização.

As primeiras semanas do seu novo emprego são importantes demais para a sequência de sua carreira. Lembre-se, tecnologia não é tudo para se dar bem no mercado de trabalho. Procure corrigir pequenos defeitos que podem marcá-lo perante a colegas de trabalho e seus superiores, porque algumas pessoas levam a sério demais a expressão “a primeira impressão é a que fica” de modo a não darem outra chance para você provar o contrário.

Esta lista é uma pequena introdução de muitos outros pontos importantes que podem influenciar de forma positiva ou negativa a sua carreira em tecnologia nas primeiras semanas do seu novo emprego…o que mais você vivenciou que gostaria de acrescentar a ela? comente!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

2 Comentários

  1. Nayane
  2. Stiven

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *