RECOLOCADO? 10 Dicas para Começar o Novo Emprego com o Pé Direito

Compartilhe isto com seus amigos!

O primeiro dia no novo emprego nos proporciona um dos sentimentos mais marcantes. Uma mistura de frio na barriga, expectativa, apreensão, esperança…

Ao pisar naquele lugar no primeiro dia de emprego, tudo parece tão novo, o ar parece mais leve, a recepcionista e os seguranças parecem mais sorridentes e amigáveis e você tem aquele sentimento bom de que agora tudo vai ser diferente, sua carreira vai realmente decolar.

Você está muito positivo, principalmente se essa for aquela oportunidade a qual você esperava com tanta expectativa que saísse, aquele processo seletivo que mais parecia uma gravidez, pelos tantos meses que esperou por cada feedback, além das muitas fases que você teve que enfrentar para chegar lá.

E é mais especial ainda quando você vem de um período de desemprego, é uma alegria difícil de conter, não há como negar.

Porém, você logo percebe que iniciar num novo emprego não é tão fácil assim como parece e então, de início, você começa a sentir que não se encaixa no grupo, como uma peça que estranhamente sobrou no quebra-cabeça.

Não se preocupe, esse sentimento nos primeiros dias no novo emprego é pra lá de normal!

Essa busca do encaixe é trabalho da empresa no processo de integração do novo funcionário, mas tem sua parte de responsabilidade também, a qual, aliás, considero a mais importante.

Por isso, vou listar 10 dicas que poderão ajudar bastante nessa sua adaptação inicial.

São coisas que aprendi, não na escola, faculdade, mas nos mais de 20 anos de experiência em empresas de diversos portes e indústrias no Brasil e fora – e confesso, isso não muda muito fora do nosso país. Vamos a eles:

1 – Não compare seu novo emprego com o anterior

Está aí uma tarefa muito difícil, vamos ser honestos, mas como irrita aquela pessoa que de 5 em 5 minutos diz: “Ah, na empresa onde eu trabalhava, a cadeira era mais confortável, o monitor era maior, blá blá blá “. É muito difícil nos desvencilharmos de nossas experiências vividas assim como é inevitável a comparação, confesso.

Porém não é inevitável que essa comparação fique somente em nossa cabeça. Seu chefe e demais colegas de trabalho não precisam ficar sabendo disso a toda hora.

Assim você evita também a perturbadora e inevitável pergunta na cabeça dos outros: “Então por que você saiu de lá se era melhor???”.

2 – Cuidado com o que fala sobre ex-colegas de trabalho e empresa

Você pode ser tentado a comentar sobre comportamentos e atitudes de ex-colegas e chefes do emprego anterior ou mesmo sobre processos, tecnologias e negócios da empresa em que trabalhava. Cuidado com isso, muita gente já chega no novo emprego falando mal e falando demais do emprego anterior, das pessoas, e isso é muito mal visto.

E pra piorar, muitos acabam revelando segredos e estratégias de negócio da antiga empresa, o que manda um alerta grave para o seu novo empregador, dando indícios de que você seja uma  pessoal desleal, anti-ética e que pode fazer a mesma coisa com eles no futuro.

3 – Não se apresse em querer ser o solucionador de problemas

Provavelmente vai ser muito comum você encontrar processos, tecnologias e ferramentas que estão sendo utilizadas de uma forma pouco otimizada na empresa e que a primeira vista não farão muito sentido pra você.

Você vai se sentir muito tentado a sugerir mudanças na ânsia de mostrar iniciativa e proatividade, mas cuidado, pois antes de mais nada é necessário entender todo o contexto antes de querer sair com toda vontade e proatividade sugerindo mudanças, e entender isso leva tempo, proporcional a complexidade e porte da empresa.

Portanto, seja paciente, ouça e observe mais, e depois, munido de informações suficientes e com um pouco mais de tempo, você poderá dar um passo adiante e sugerir melhorias.

4 – Não fale demais

Bom, no seu primeiro dia de trabalho você começa a conhecer seus novos colegas de trabalho e sem demora, e na ânsia de buscar um melhor entrosamento, começa a fazer brincadeiras com pessoas que mal acabou de conhecer, utilizando ironias e tom malicioso para tudo o que se diz.

Veja, você pode acabar sendo rotulado por seus novos colegas de trabalho, no mínimo como alguém com falta de bom senso, ainda mais com pessoas que você mal acabou de conhecer, além de não saber a real posição delas dentro do time, da companhia.

Evite brincar demais ou você pode acabar se colocando em situações constrangedoras.

5 – Não fale de menos

Seu chefe entra na sala, lhe dá uma lista de tarefas a fazer e diz que quer pronto no final do dia. Você então fica parado olhando estarrecido para a lista dada, sem ter a mínima ideia de como começar.

O tempo passa e no final do dia seu chefe aparece para checar o andamento do trabalho, e qual a surpresa? Não espere que o chefe fique em cima de você perguntando se está tudo bem, se lhe falta algo ou se você realmente entendeu o que deve ser feito.

Pergunte, e se ainda não entendeu, pergunte novamente e até mesmo rascunhe num papel e mostre ao seu superior, se preciso for, para ver se você realmente compreendeu a tarefa a ser executada. Não é porque você tem experiência, que precisa saber tudo, ainda mais num ambiente de trabalho completamente novo.

6 – Conheça as regras da empresa como a você mesmo

Estude a empresa, sua cultura, seus processos. Acredite, você pode aprender muito com aquele estagiário muito mais jovem que você, por um simples motivo: ele está há mais tempo nessa empresa que você.

É fundamental prestar muita atenção as informações que lhes são passadas pelos vários departamentos.

Assista aos treinamentos internos, acesse o site corporativo na intranet e mergulhe na cultura da empresa, eventos, notícias na mídia, enfim, tudo.

Escreva um resumo sobre as informações mais importantes, como nome e posição das pessoas que acabou de conhecer e endereço dos recursos na rede à sua disposição, essenciais a execução de suas tarefas no dia-a-dia.

Essas e outras informações acabarão servindo posteriormente como um manual de consulta rápida. Além de evitar perguntas repetitivas como “onde está aquele arquivo mesmo?”, fazendo seu colega lhe dizer pela terceira vez. De quebra, ainda vai mostrar que você é um profissional organizado.

7 – Não abuse da internet e demais recursos da empresa

Algumas pessoas, já logo de cara no novo emprego, se penduram no telefone em assuntos particulares, se ausentam por longos períodos de seu ambiente de trabalho sem notificar ninguém, acessam sites não relacionados a seu trabalho e utilizam a impressora e outros recursos da empresa para uso pessoal de forma abusiva.

Ao contrário de outros, que se mostram mais retraídos, esses se sentem verdadeiramente em casa, e isso é um perigo para sua imagem. Se já está assim logo no começo, o que dirá após 1 ano de casa?

Essas são apenas algumas situações que podem colocar em risco sua reputação e seriedade profissional dentro da empresa, mas tem outras, e se você seguiu a dica número 6, já deverá estar sabendo quais as que não são aceitáveis naquele ambiente de trabalho.

8 – Mantenha uma boa aparência

Fique atento ao”dress-code“, a forma de se vestir em sua empresa. Para todas as outras situações não cobertas no guia corporativo de boas práticas da empresa (uma empresa séria deve ter um), use o bom senso.

E se depois disso, mesmo assim você perceber que suas roupas estão chamando demais a atenção a ponto de incomodar você ou aos outros, tente descobrir se há algo que pode fazer a respeito para que o seu destaque seja seu comportamento e profissionalismo, não suas roupas.

9 – Não chegue atrasado sem justificativa

Você está desenvolvendo bem seu trabalho, mas como na empresa anterior, você chega atrasado constantemente, seja após o almoço, no início do expediente no escritório, em reuniões ou até mesmo em visita a cliente.

Cuidado para não assumir que a cultura da empresa anterior é a mesma da nova. Chegar atrasado numa determinada empresa pode ser normal, mas em outra pode ser um pecado capital e pode colocar a perder sua promissora carreira, por mais absurdo que isso lhe pareça.

10 – Não corrija seus colegas de trabalho ou seu chefe de qualquer jeito

Existe uma grande diferença entre corrigir e corrigir com inteligência. A última opção, mais recomendada, é quando se fala em tom de sugestão de melhoria, ainda que do ponto de vista técnico você tenha certeza de que a teoria dele ou dela está errada.

Utilize palavras do tipo “tenho uma sugestão. não seria melhor se…?”. Evite expressões do tipo “Isto está errado, é um absurdo…”.

Dependendo de sua experiência na função e o tom que utilizar nos seus argumentos, você poderá ser considerado uma ameaça para a posição daquela pessoa na empresa.

Ao fazer isso, você pode acabar ganhando um inimigo de peso, que deve levar vantagem sobre você por ter a credibilidade dos colegas e já ter uma história na organização, enquanto você, por mais experiência que tenha, ainda é o novato naquele lugar.

É uma briga que não vale a pena comprar. Além do mais, você não está lá pra criar inimigos, mas construir parcerias para que seu trabalho e dos outros prospere, para o bem da sua empresa, e consequentemente, da sua carreira profissional

As primeiras semanas do seu novo emprego são importantes demais para a sequência de sua carreira naquele lugar.  Lembre-se, tecnologia, processos e habilidades técnicas não são tudo para se dar bem no mercado de trabalho.

Procure corrigir pequenos defeitos logo de primeira, caso contrário, eles poderão marcá-lo perante colegas de trabalho e seus superiores, e de uma forma que você não vai gostar.

Algumas pessoas levam a sério demais a expressão “a primeira impressão é a que fica” de modo a não darem outra chance para você provar o contrário, caso se queime na largada.

Esta lista é uma pequena introdução de muitos outros pontos importantes que podem influenciar de forma positiva ou negativa a sua carreira nas primeiras semanas do seu novo emprego…

Com certeza temos muito mais a acrescentar aqui. Veja, você não precisa passar por tudo o que eu ou outros profissionais experientes passaram e cometer os mesmos erros para aprender. Você pode poupar muitas decepções ao aprender com outras pessoas e assim encurtar seu caminho rumo ao sucesso profissional!

E eu espero sinceramente que estas dicas lhe ajudem nisso…

E você, o que mais você vivenciou e que gostaria de acrescentar a esta lista? comente!

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Discussão

  1. Nayane
  2. Stiven

Comente!