10 dicas para evitar erros clássicos ao montar um negócio na internet

Você tem uma ótima idéia de negócio na internet, ótimo. Isso é só o primeiro passo, embora não seja o mais fácil deles. Apesar das facilidades de se abrir um negócio na internet ao se comparar com um negócio tradicional, com ponto fixo, aluguel, etc, tem que se atentar para a seriedade, que deve ser a mesma. Claro, se é que se pretende chegar a algum lugar com o negócio…

Antes da lista mais abaixo, recomendo antes um passo inicial, importantíssimo para validar a legitimidade e viabilidade de sua idéia:

  • Pesquise muito, mas muito mesmo na internet por idéias semelhantes que possam já ter sido implementadas e bem sucedidas por concorrentes. Assim evitará perda de tempo reinventando a roda;
  • Avalie as necessidades tecnológicas para  implementá-la e seus custos. Muitas vezes perdemos a noção dessas questões básicas devido a facilidade de se abrir um negócio online.
  • Pense no tempo que teria disponível para o negócio. Muita gente da área de TI tem horário extendido quase que por padrão, mal dá conta da vida pessoal, quanto mais arrumar tempo extra para um novo empreendimento.

Analisados esses pontos, os que vêm a seguir, de publicação do portal da Exame, darão preciosas orientações de como seguir em frente em seu negócio com uma visão séria e profissional:

1) Escolha seus sócios com cuidado. Essa é do Julio Vasconcellos, do Peixe Urbano. Seus sócios são pessoas com quem você vai passar horas infindáveis, provavelmente por muitos anos. Escolha quem tenha o mesmo pique para o trabalho e a mesma ambição financeira que você.

2) Consiga um co-fundador técnico. Em uma startup digital, três papéis são essenciais: o desenvolvedor, o designer e o vendedor, responsáveis por criar, construir e vender. Se só existe o fundador/vendedor, que não consegue executar a ideia e nem recorrer a terceiros, o resultado pode ser um ataque cardíaco.

3) Financie seu próprio negócio. O dinheiro mais barato é o suor, o restante vem gradualmente, proporcional ao nível de validação do seu modelo de negócio. Depois que você encontrar o ponto certo, cresça.

4) Não largue seu emprego. Você só deve deixar o que paga suas contas depois que o modelo de negócio estiver provado. Consiga um sócio e use o dinheiro para garantir que vocês dois tenham como pagar seus custos pessoais.

5) Leia! Antes de se lançar como empreendedor digital, fique atento às referências mais importantes. Sem fontes, o aprendizado será mais duro e longo que o normal.

6) Faça produtos simples, rápidos e incrementais. A primeira versão do produto, que chamamos de “produto mínimo viável”, deve permitir a validação de sua proposta que, por sua vez, deve ser a solução para um problema real, pela qual as pessoas estejam dispostas a pagar.

7) Seja científico. O sucesso vem de formas misteriosas, mas a validação do seu modelo de negócio pode ser organizada. São ciclos de construção, medição e aprendizado que permitem que você adapte sua visão inicial até um modelo que efetivamente funcione.

8) Falhe rápido e seja perseverante. Eric Ries usa, para isso, o termo “a decisão entre pivotar ou desistir”. Você deve perseverar em sua trajetória de negócios, mas não em um formato específico. Talvez você precise de uma mudança de estratégia, sem a mudança de visão.

9) Se você quer um passatempo, aprenda a jogar golfe. Empreender não é para quem quer fugir de um trabalho chato. Se você não conseguir se dedicar e dar energia suficiente para o negócio, ele será só uma perda de foco e de tempo.

10) Cuidado com custos pequenos e dívidas. Juntando conselhos de Warren Buffet: você tem que sobreviver a cada batalha para continuar como um empreendedor em série. O ambiente regulatório brasileiro é extremamente duro com quem fracassa. Tenha alergia crônica a custos e pavor quando eles são fixos.

Mas é importante também não pensar demais, ok? um pouco de ousadia faz bem de vez em quando. Afinal, um grande negócio costuma emergir dentre alguns fracassos, raramente ocorre na primeira tentativa.

No mais, bom trabalho!

As 10 dicas listadas acima são do site da Exame.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails