10 Cursos gratuitos sobre empreendedorismo para turbinar seus negócios

 

Empreender é uma grande aventura, e de risco, diga-se de passagem (mesmo com a facilidade dos negócios virtuais). E em se tratando de empreender num país como o Brasil, onde tudo é mais difícil para o empreendedor (processo penoso para abrir e fechar a empresa, alta carga de impostos, pouco apoio governamental – sebrae insuficiente, etc), é preciso mais ainda conter a ansiedade e estudar o mercado com mais calma antes de arriscar as economias que valeram alguns belos anos de sua vida.

O plano de negócios, como é sabido, contempla essa etapa e muito mais e deve ser tratado como o mapa de qualquer empreendedor que está a fim de ganhar algo mais que experiência nesse mundo empresarial.
A Tecnologia da Informação (TI) a bem da verdade, ajudou a tornar esse caminho menos espinhoso em todos os sentidos para o empreendedor, o que permitiu uma explosão de micro-empresas digitais no Brasil. O crescimento do e-commerce é vertiginoso, e não somente aqui, mas em todo o mundo.

Segundo artigo do Terra, o Brasil:

…de acordo com um relatório divulgado pelo banco de investimento norte-americano Goldman Sachs, no mundo todo, as vendas pela internet devem atingir faturamento de US$ 963 bilhões em 2013, representando aumento de 19,4% em relação ao cenário atual. Silva afirma que, com base nos números deste ano, é possível estimar um crescimento entre 18% a 20% para o e-commerce no Brasil no ano que vem.

Mas ainda assim é preciso bastante cautela e preparo, nada de subestimar o mercado e o custo  Brasil. Na mesma velocidade que se abrem empresas nesse mundo digital, também se fecham. Para ajudar você a chegar preparado para esse desafio, caso seja empreendedor ou sonhe seguir esse caminho, separamos umas dicas de cursos gratuitos que poderão ajudar bastante:

1. Introdução à Administração Estratégica (FGV)
O curso a distância da FGV de Introdução à Administração Estratégica tem duração de cinco horas. Segundo o diretor da FGV Online, Stavros Xanthopoylos, as aulas auxiliam o aluno a planejar mudanças e ações estratégicas, como o lançamento de um produto ou a exploração de um novo nicho de mercado. Inscrições no site.

2. Fundamentos da Gestão de Custos (FGV)
Com carga horária de cinco horas, o curso online de Fundamentos da Gestão de Custos, da FGV, aborda aspectos básicos da contabilidade de uma micro ou pequena empresa. “O curso traz ferramentas para que o próprio empreendedor possa gerar os controles adequados ao seu negócio”, afirma o diretor da FGV Online. Inscrições no site.

3. 10.000 Mulheres (FGV)
O curso 10.000 Mulheres, ministrado pela FGV em São Paulo (SP), é exclusivo para donas de pequenos negócios. As aulas são presenciais e as mulheres aprendem a fazer o plano estratégico e de marketing da empresa, a analisar planilhas de custos e a projetar o crescimento do negócio.

“As melhores ainda recebem consultoria ao fim do curso”, diz coordenador do curso, Tales Andreassi. Vagas limitadas a 35 mulheres por turma. A carga horária total é de 190 horas. Inscrições no site.

4. Sei Empreender (Sebrae)
Oferecido pelo Sebrae, o curso a distância Sei Empreender tem duração de cinco horas e é indicado para empreendedores individuais.

Nele, segundo a gerente da unidade de atendimento individual do Sebrae Nacional, Jaqueline Almeida, o aluno aprende a planejar suas ações de forma consciente e responsável, o que o auxilia na tomada de decisões à frente de um negócio. As aulas precisam ser concluídas em até 15 dias. Inscrições no site.

5. Análise e Planejamento Financeiro (Sebrae)
Em 15 horas de aulas, o curso online de Análise e Planejamento Financeiro, do Sebrae, mostra ao aluno como fazer um fluxo de caixa eficiente e a importância de definir metas de resultados, de acordo com Almeida. O curso devem ser finalizado em até 30 dias. Inscrições no site.

6. Gestão Empresarial Integrada (Sebrae)
O curso a distância de Gestão Integrada, do Sebrae, tem duração de 15 horas e busca, principalmente, abordar formas de satisfazer às expectativas do cliente, dos funcionários e do fornecedor de forma eficaz, segundo Almeida. As aulas precisam ser assistidas em até 30 dias. Inscrições no site.

7. Ciclo MPE.net (Câmara-e.net)
O seminário Ciclo MPE.net é promovido pela Câmara-e.net em várias cidades do país. As palestras são presenciais e duram um dia inteiro. Os temas abordados vão desde a construção de uma loja na internet até a logística de funcionamento do e-commerce.

“O e-commerce já é uma realidade. Quem não investir corre o risco de perder clientes”, diz o diretor de comunicação da Câmara-e.net, Gerson Rolim.

As próximas edições serão no Rio de Janeiro (RJ) e em Vitória (ES), nos dias 23 de maio e 13 de junho, respectivamente. Inscrições no site. Vagas limitadas.

8. Plano de Negócios (iPED)
O curso a distância de Plano de Negócios, do iPED, tem duração de 20 horas. Nele, o aluno aprende a definir cada aspecto do plano de negócios da empresa, como missão e valores, público-alvo e os pontos fortes e fracos do negócio.

“O curso mostra o que deve ser estudado e levado em conta na hora de buscar novos negócios”, afirma Fabio Neves, diretor do iPED. Inscrições no site.

9. Como Iniciar seu Próprio Negócio (iPED)
Com duração de 20 horas, o curso online sobre Como Iniciar seu Próprio Negócio, do iPED, traz o passo a passo para a abertura de uma empresa e noções básicas de gestão. “As aulas também abordam a busca por um investidor, tributos e casos de insucesso nos negócios”, declara Neves. Inscrições no site.

10. Gestão de Relacionamento com o Cliente (iPED)
As aulas online de Gestão de Relacionamento com o Cliente, oferecidas pelo iPED, ensinam maneiras de melhorar o atendimento com o objetivo de satisfazer e fidelizar o cliente. A carga horária é de 20 horas. “Todo bom negócio começa com um bom relacionamento com o cliente”, diz o diretor do iPED. Inscrições no site.

 Estude, prepare-se,informe-se pela mídia, empreendedores experientes (bem sucedidos ou nem tanto), tudo isso ajuda um pouco e aumenta suas chances de sucesso (ou ainda evita um fracasso eminente).
Dito isto, desejo-lhe todo sucesso em seus negócios!

Quer saber onde fazer esses cursos? Acesse os links desses sites no artigo do UOL.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!