10 carreiras de TI quentes entre 40 carreiras de alta demanda para 2014 segundo 14 consultorias pesquisadas

carreira-computacao-nuvem-habilidades-ti

14 consultorias pesquisadas pelo site da Exame.com confirmam boas previsões para profissionais de TI em 2014: Nada menos que 10 profissões entre as 40 carreiras em alta para o próximo ano são da área de TI.

Sem dúvida uma ótima notícia para estudantes e profissionais do setor, que encontram nessa previsão um bom motivo para não baixar a guarda quanto ao desenvolvimento de sua carreira, seja buscando melhora em aspectos comportamentais ou técnicos. Mantenham-se firme em seus objetivos de carreira, o sol deve brilhar mais para você em 2014!

Veja abaixo na íntegra as 10 profissões de TI em destaque, publicadas entre as 40 carreiras de maior demanda em 2014 pelo Exame.com:

1 – Analista e gerente de TI
A implantação de sistemas eletrônicos de otimização de processos cresceu nos últimos anos e deve continuar nos próximos.

O que faz: São profissionais responsáveis pela implantação, acompanhamento e gestão de ferramentas e sistemas eletrônicos em todas áreas de uma empresa.

Perfil: Formação na área de tecnologia da informação, engenharia ou áreas correlatas, segundo Caio de Mase, da Robert Half. As habilidades específicas e competências valem mais do que a formação acadêmica.

2 – Gerente e coordenador comercial de tecnologia
Para além dos canais tradicionais, a expansão do mercado de aplicativos móveis demanda profissionais com foco no mercado. “As novas tecnologias que estão se misturando com o mercado comercial, toda a área busca profissionalização”, diz Leonardo de Souza, da Michael Page.

O que faz: “Ele identifica possíveis patrocinadores e parceiros. Tem também um papel de divulgação e posicionamento de marca”, descreve o especialista. “Ele deve mapear canais de geração de receita para a empresa”.

Perfil: Além do “tino comercial”, também é preciso conhecimento técnico do produto em questão.

3 – Cientista de dados
A análise precisa dos dados que chegam aos sistemas de computadores está se tornando fundamental para a construção dos planos estratégicos das companhias, em ações de marketing, projetos de inovação e por aí vai.

O que faz? Eles têm a função de colocar estas informações dentro de um contexto para então encaminhar as análises para os departamentos estratégicos.

Perfil: Formação em estatística com domínio das ferramentas de extração e análise de dados. Destaque para quem entende muito do negócio de um determinado segmento, segundo André Assef, da Desix.

4 – Analista de infraestrutura de computação em nuvem
“Por conta deste grande volume de informação, a infraestrutura terá que ser eficiente”, diz André Assef, da Desix.

O que faz? “Ele é o cara que monta o Lego para que o sistema seja funcional e não falhe”, compara o especialista. Em outros termos, isso significa que o profissional tem a função de escolher os hardwares e softwares, além de definir a melhor estratégia para conectar o sistema entre si de modo que ele suporte a demanda.

Perfil: Formação em cursos ligados à área de tecnologia, além de certificação na área.

5 – Analista de segurança da informação
A combinação da necessidade de integrar sistemas com a proliferação da computação em nuvem demanda estratégias de segurança da informação mais complexas.

O que faz? “Ele deve conhecer todos os detalhes do sistema. É ele quem define quem sai, quem entra e com o que entra, por exemplo”, diz
André Assef, da Desix.

Perfil: Formação em cursos ligados à área de TI.

6 – Arquiteto de soluções
Por que estará em alta em 2014: A integração de sistemas é cada vez mais presente entre as empresas, entre elas e os governos, segundo André Assef, da Desix. “Jamais haverá eficiência se os projetos não forem planejados e controlados com o mínimo de acerto”, afirma.

O que faz? O papel é pensar na arquitetura de um programa de uma maneira estratégica. “Ele monta caminhos para que os sistemas falem entre si”, diz Assef.

Perfil: Formação em cursos ligados à área de tecnologia

7 – Analista/Consultor Funcional SAP (diversos módulos)
Elevada demanda de projetos e escassez de profissionais especializados, de acordo com Henrique Gamba, gerente executivo das divisões de TI e Telecom da Talenses.

O que faz: Análise de sistemas e processos de negócios, customização e parametrização de sistemas de gestão corporativos.

Perfil: Formação em áreas de tecnologia e experiência em projetos de implantação do sistema SAP.

8 – Arquiteto da informação
A integração de sistemas é cada vez mais presente entre as empresas, entre elas e os governos, segundo André Assef, da Desix.

O que faz? De olho nos dados, ele determina como eles podem ser disponibilizados e conectados de uma maneira eficiente. “Ele decide como se estrutura, consulta, recebe e armazena os dados”, diz Assef.

Perfil: Formação em cursos ligados à área de tecnologia

9 – Arquiteto de TI
“Diversas empresas estão criando ou fortalecendo as equipes de arquitetura para estabelecer padrões corporativos, a fim de reduzir custos e riscos”, diz Henrique Gamba, da Talenses. “Jamais haverá eficiência se os projetos não forem planejados e controlados com o mínimo de acerto”, afirma. André Assef, da Desix.

O que faz: Responsável pelo desenho e definição de padrões de arquitetura de sistemas, integração, organização e estruturação de processos
e subsistemas.

Perfil: Formação em áreas de tecnologia e experiência em arquitetura corporativa. Conhecimentos específicos de frameworks e padrões de arquitetura também são requisitos, segundo Gamba.

10 – Profissional de TI especializado em plataforma de e-commerce
O comércio eletrônico é um setor em expansão no Brasil, segundo Juliano Ballarotii, da Hays.

O que faz: Projeta e desenvolve as plataformas para comércio eletrônico.

Perfil: Formação em tecnologia da informação e áreas correlatas

E ainda tem outras carreiras com forte influência da TI, como a de especialista de marketing com ênfase em redes sociais e e-commerce e a de gestão de projetos e PMO, que também são muito aplicadas a área de Tecnologia da Informação em empresas que prezam pelo controle de projetos e maturidade em seus processos.

Tudo isto mostra como a TI vem se tornado cada vez mais presente nas carreiras mais inesperadas até alguns anos atrás. Disciplinas antes exclusivas para estudantes de TI fazem parte do currículo de muitas formações da área de Humanas, Saúde…

E não para por aí, tem mais:

Outro exemplo com confirma este fato é o artigo da InformationWeek:

Pesquisa indica que 70% dos profissionais formados em ciências, matemática e computação trabalham com funções que não estão estritamente relacionadas a suas áreas, e que poderiam ser exercidas por profissionais de outras formações. Para os profissionais de engenharia, produção e construção essa proporção é de 59%. Segundo o estudo, isso se dá por conta da formação abrangente dessas carreiras, que permite desempenhar atividades de gestão além de seu escopo que não são necessariamente associadas a competências técnicas específicas desenvolvidas pelos seus cursos.

Ou seja, não bastasse o mercado de TI ter que disputar pelos melhores talentos para repor ou aumentar suas equipes, ainda tem que concorrer com outros departamentos até mesmo dentro da própria empresa, graças a formação dinâmica e abrangente de quem trabalha com a TI.
Um ativo para sua carreira que deve sim ser muito valorizado, considerando as inúmeras portas que podem se abrir, elevando suas perspectivas de carreira para um outro patamar.

Certamente um privilégio para nós, que ralamos, somos pressionados ao extremo no dia-a-dia. A recompensa vem através da lapidação de nossa carreira dando-nos uma capacidade de rápida adaptação e entrega de resultados que faz com que nos destaquemos com louvor perante outras carreiras tradicionais no mercado de Trabalho. Motivo suficiente para ser melhor remunerado, por que não?

Os destaques comentados acima são da InformationWeek e INFO.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais