10 características comportamentais necessárias a todo bom profissional

habilidades-conhecimento-profissional-tecnologia

Seu perfil comportamental é adequado ou não para a vaga de emprego em questão, ou mesmo ao novo cargo dentro da empresa atual?

Não raras vezes podemos ouvir que nosso perfil não atende, mas pela falta de uma melhor explicação que poderia ser dada por quem decide sobre a contratação, costumamos supor questões políticas, técnicas, salariais e raramente uma que preocupa muito as empresas: o comportamental.

Não consideramos a possibilidade (ou não queremos acreditar) que aspectos comportamentais possam representar quesitos de decisão para quem preenche uma determinada vaga.

Ora, um profissional que tem déficit de características como as listadas abaixo pode não somente deixar de desempenhar um bom trabalho, mas pior que isso, pode ainda contaminar outras pessoas da equipe, onde o prejuízo é maior ainda para a empresa.

************************** ATENÇÃO ***************************

E se você soubesse qual o perfil profissional mais valorizado pelas empresas?
Você poderia ter acesso a melhores vagas com salários mais atraentes… Talvez falta somente um pouco mais de informação… e informação é PODER, então preste atenção abaixo:

Saiba que os ótimos empregos são poucos e que a maioria que existe por aí são empregos que pagam mal e oferecem condições de trabalho precárias, enfim…

A solução está em SE DESTACAR entre a multidão de candidatos para aquela tão sonhada vaga, mas COMO fazer isso? Existe algum segredo?

Neste Livro vou revelar a você os SEGREDOS dos profissionais mais desejados pelas empresas. Você terá acesso as características que destacam esses profissionais, acompanhados de um plano de ação para colocar em prática JÁ! – Nada de teorias furadas!

Coloco 15 anos de consultoria em projetos no Brasil, Canadá e EUA resumido nestas dicas quentes para você cortar caminho, que tal? Mas atenção – Preço por Tempo Limitado ( 50% de desconto! )

Clique AGORA no botão COMPRAR abaixo e você será direcionado para um site seguro, após preencher seus dados e confirmar a compra, o download será liberado na hora, pra que esperar?

profissionalmaisdesejado-772x1024

botaocomprar

******************** OBRIGADO! ************************

A lista de pontos abaixo, de autoria de  Paulo Barreira Milet, da Eschola.com, é bem suscinta, clara e demonstra características universais do perfil profissional desejado atualmente.

A questão da falta de qualificação, como podemos imaginar, não se restringe somente a aspectos técnicos, passa sim obrigatoriamente pelo lado comportamental, o que muita gente deixa de considerar.

A propósito, você consegue se lembrar do último livro/treinamento que foca em aspectos comportamentais no ambiente corporativo no qual tenha tido contato? Ou lembra somente do último curso de Tecnologia?

Nas faculdades também vemos um sentimento claro de subestimação de disciplinas que tratem do assunto de cultura organizacional, ética e outros relacionados. Principalmente quando os estudantes são de áreas relacionadas com Exatas, como a de Tecnologia da Informação.

Veja a lista a que nos referimos:

1. Iniciativa/Liderança: O LÍDER

Não esperar ordens para se mover. Fazer em primeiro lugar. Propor, sugerir, antecipar. Ter a habilidade para convencer e/ou motivar as pessoas a fazer algo, tanto por atos, quanto por palavras e exemplos. Proativo. Auto motivável.
2. Criatividade/Flexibilidade: O CRIATIVO

Capacidade de criar coisas novas; espírito inventivo; olhar um assunto por vários ângulos. Estar preparado e predisposto para mudanças. Ser adaptável. Ouvir e procurar compreender a motivação dos outros.

3. Trabalho em equipe: O AGREGADOR

Gostar de trabalhar em grupo. Capacidade de se alinhar com pessoas que trabalham na mesma tarefa, ou que unem os esforços com um mesmo propósito. Ter o espírito de solidariedade que anima os membros de um mesmo grupo. Saber elogiar (pode ser em público) e saber repreender (sempre em particular).

4. Capacidade de aprender e de mudar: O APRENDIZ

Gostar de coisas novas, ser curioso. Capacidade de procurar as respostas por si mesmo. Observador. Buscar entender o porquê das coisas. Capacidade de modificar, transformar, converter seu comportamento em função de fatos novos.

5. Respeito à opinião alheia: O EDUCADO

Tratar alguém ou alguma coisa com cuidado, atenção, deferência; Ter consideração, reverência. Capacidade de entender motivações diferentes das suas. Aceitar a diversidade, a divergência e a variedade de opiniões e comportamentos.  Saber ouvir. Não se irritar por bobagem.

6. Visão de cliente/qualidade: O SERVIDOR

Ter a visão de que a pessoa que compra ou usa um bem ou serviço entregue por você (dentro ou fora da empresa) é o principal mantenedor do seu emprego. Entender qualidade como a satisfação e superação das necessidades do cliente. Querer fazer sempre melhor.

7. Elegância no tratar e no agir: O ELEGANTE

Tratar as pessoas de modo íntegro, reto e ético. Demonstrar distinção na forma, na maneira, nos trajes. Saber escolher as palavras conforme a ocasião. Criar clima de respeito e colaboração. Ser uma pessoa “do bem”. Simpático, atencioso.

8. Assumir compromissos e cumpri-los: O CUMPRIDOR

Ter comprometimento. Saber se posicionar. Entender a importância de realizar a tarefa no tempo e com a qualidade prevista. Cumprir prazos. Ser confiável. Antecipar problemas que possam surgir. Não fugir da responsabilidade.

9. Experiência anterior/Conhecimento geral: O EXPERIENTE

Ter passado por situações similares. Saber reconhecer padrões. Conhecer modelos de processos, sistemas e organizações diversas. Gosta de ler e debater temas do momento. Conhecer e reconhecer estilos de pessoas. Ter a formação básica necessária.

10. Conhecimento para o cargo: O PREPARADO

Ter as informações e conhecimento para o desempenho das tarefas. Conhecer os manuais de procedimentos. Saber as normas e rotinas da empresa.

Como você pode ver, nada aqui é dispensável para quem quer ser um profissional dentro do perfil de boas empresas no mercado de trabalho. Veja bem, não falamos de profissionais excepcionais, perfil ninja, nada disso, é o tipo ideal, o mínimo que as empresas esperam que possam ocupar suas cadeiras.

Que tal dar uma refletida e começar a aparar as arestas no seu comportamento, caso se identifique com alguns dessas pontos? Lembre-se, o desenvolvimento técnico deve acompanhar o comportamental, e para isso nem sempre é preciso gastar mais dinheiro.

Muitas vezes um simples artigo como este pode trazer luz a grandes problemas que podem estar afetando sua empregabilidade e que antes você não percebia, certo?

As 10 dicas em destaque é do site do Yahoo!.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

4 Comentários

  1. Nathan Pinotti
  2. Vinicius
  3. Marcelo

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais